Relatorio estagio supervisionado I
Por: gle22nna • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 1.748 Visualizações
[pic 1]
GLENNA THAYNARA MENDES FREITAS – RA 299400
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
BARRA DO CORDA- MA
2013
[pic 2]
GLENNA THAYNARA MENDES FREITAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Relatório de Estágio apresentado
Ao Curso de Serviço Social do Centro de
Educação a Distância-CEAD da
Universidade Anhanguera
UNIDERP como requisito
Obrigatório para cumprimento
Da disciplina de
Estágio Supervisionado II
BARRA DO CORDA- MA
2013
[pic 3]
SUMÁRIO
1.0 Introdução.................................................. 4
2.0 Desenvolvimento....................................... ... 5
3.0Considerações finais ...................................... 6 4.0Referências..................................................... ... . 7
- Identificação
Nome do estagiário: GLENNA THAYNARA MENDES FREITAS
Curso: Serviço Social
Telefone: (99) 81396469 e-mail: glennathaymara@hotmail.com
Nível do estágio supervisionado II
Local do estágio: Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS)
Endereço: Rua Benedito Leite s/n CEP: 65.950-000
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Maires Souza dos Anjos
Nº Cress: 3402
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Érica Fortaleza Lima
Nº Cress: 4025
Carga horária: 80 Horas Inicio: 28/10/2013 Termino: 20/11/2013
1.0 INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado II foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial CAPS no período de 28/10/2013 à 20/11/2013. Em cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-UNIDERP, Pólo Barra do Corda – Ma.
Neste segundo estágio, teve-se como objetivo, a análise e observação da realidade social e os aspectos administrativos da instituição de forma crítica e reflexiva, onde foi observado e vivenciado as formas de organização e de gerenciamento do processo de trabalho da assistente social do CAPSI, e identificadas às características e suas formas de organização e gestão, através da articulação teórica-prática, por meio do confronto entre as situações identificadas no referido campo de estágio.
As atividades realizadas durante o estágio supervisionado II foram importantes, pois através delas pode-se perceber como é indispensável à atuação do profissional de serviço social no atendimento aos usuários, que fazem tratamento de transtornos mentais que através da utilização de instrumentos e técnicas, repassam informações e esclarecimentos aos pacientes a importância do atendimento aos usuários com transtornos mentais, integrando e estimulando a integração social e familiar, dando um destaque especial ao fato de estarem exercendo um ato de cidadania ao contribuir com a recuperação da saúde mental de seus semelhantes.
2.0 DESENVOLVIMENTO
O Centro de Atenção Psicossocial ( CAPS) , é uma instituição pública que presta serviços à população de Barra do Corda – MA e municípios vizinhos, é mantida com uma verba do Governo do Estado e presta atendimento em regime de atenção diária.
O CAPS atende a todas as classes sociais sem distinção de raça ou cor; faz atendimento a população de sua área de abrangência, realizando atendimento clinico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitário.
Para poder atender a todas as demandas o CAPS realiza atividades como bazar, bingos, para ajudar nas execução do artesanato ou para fazer eventos , de algumas dadas comemorativas, como por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Carnaval e outros.
Atualmente o CAPS é formado por equipe composta de enfermeiro, farmacêutico, assistente social, psicólogos, psiquiatra, clinica geral, técnica de enfermagem, educadora física e professora artesanal, que interagem com os usuários assistindo suas necessidades dando suporte e atenção, tendo a responsabilidade de organizar a rede de serviço de saúde mental o CAPS.
Durante o período de estágio supervisionado II, no CAPS, foi exercitada a aplicação do plano operacional de acolhimento aos usuários e familiares, para que estes se sentissem bem acolhidos estimulando sua integração familiar apoiando em suas iniciativas no processo de trabalho do Serviço Social e de todas as ações realizados, de caráter educativas e informativas.
...