Relações Humanas
Artigo: Relações Humanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 291201 • 14/3/2015 • 785 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
RELAÇÕES HUMANAS
2.3.1.Origens
1. A necessidade de se humaniza e democratizar a Gestão, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
2. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia, bem como sua crescente influencia intelectual e suas primeiras tentativas de aplicação a organização industrial. Realmente as ciências humanas, gradativamente, vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
3. As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e a da Psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na Gestão.
4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, pondo em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Gestão.
2.3.2. Autor principal
Cientista social, australiano, falecido em 1949. Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.
Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland. Escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem a Teoria das Relações Humanas.
2.3.3. Autor secundário
Mary Parker nasceu em Boston nos Estados Unidos, e formou-se em filosofia, história e ciências políticas no Radcliffe College de Harvard. A maior parte de sua vida, Mary Parker Follet trabalhou em sua cidade natal como educadora e organizadora de serviços sociais e assistenciais.
Mary Parker introduziu a corrente de psicológica na Administração. Rejeita qualquer fórmula universal ou única e introduz a lei da situação: é a situação concreta que deve determinar o que é certo e o que é errado. Toda decisão é um momento de um processo e se torna importante conhecer o contexto desse processo.
2.3.4. Idéias Centrais
• O Homo Social:
O comportamento não pode ser reduzido a simples aspectos mecanicistas.
O homem é condicionado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
Todo homem tem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto realização.
• Os grupos informais: Toda organização é constituída de grupos e o administrador deve conhecê-los bem.
• Participações nas decisões: De acordo com a situação, o homem deve participar das decisões, pois assim a motivação será maior.
• Integração do indivíduo ao grupo: O trabalhador desajustado socialmente terá baixa eficiência.
• Conteúdo do trabalho: Para que os trabalhadores estejam motivados, o trabalho deve deixar de ser repetitivo e monótono, passando a ser estimulante.
• Importância de liderança: A liderança mais branda influencia a produtividade.
2.2.5. Fases
A Experiência de Hawthorne se dividiu em quatro fases (realizadas de 1924 a 1932):
1ª - Os estudos da iluminação: objetivo conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento;
2ª - Estudos na sala de montagem de relés: objetivo verificar, sob condições monitoradas, quais os efeitos das pausas para descanso e da fadiga sobre a produtividade;
3ª - O programa de entrevistas: objetivo
...