República Velha
Artigo: República Velha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanaluny • 23/2/2015 • 310 Palavras (2 Páginas) • 528 Visualizações
1) De 1889 a 1930 - período da Primeira República, o Brasil viveu um modelo de desenvolvimento voltado para fora. Explique o significado desse modelo.
R: O Brasil vivenciou o “Modelo de Desenvolvimento Voltado Para Fora” que é na verdade uma política econômica agroexportadora - aquela que é baseada na produção e exportação de produtos primários. Naquele período o Brasil dependida do desempenho das exportações de produtos agrícolas, no qual, alguns itens variou ao longos dos anos, como por exemplo: o açúcar, o café.
O famoso "café com leite" foram os produtos que dominaram a economia brasileira no período da velha república.
Desda República Velha (1889-1930) a economia brasileira teve como principal indicador de desempenho de suas exportações os produtos primários. Ou seja, no inicio do século XX, as exportações eram fundamentais para o desempenho da economia brasileira, pois garantia as importações - base da estrutura do consumo no Brasil.
Entretando, o desempenho econômico brasileiro eram equivalente das exportações dos produtos primários que variavam conforme os preços internacionais, ou seja, a economia brasileira estava exposta a uma elevada vulnerabilidade por economias externas. Pegando como base a exportação de cafê, a economia pela exportação do cafê variavam conformo os preços internacionais - dependida das condições de mercado - quando havia tendência a demanda aumenta e quando havia crise se retraía.
Por mais que o Brasil fosse o maior produtor mundial, o mesmo não influenciava nos preços, pois as outras economias também atuavam na oferta e tinham menor rentabilidade.
Mostra que, na Primeira República o Brasil adotava um modelo de desenvolvimento extremamente voltado para fora e cronicamente dependente. Os fatores externos ditavam as regras da política econômica brasileira. O desenvolvimento nacional tinha como característica a dependência do setor externo, e de desunir a estrutura produtiva e a demanda interna, pois a estrutura não era exclusiva do Brasil, mas sim, era mais comum nos outros países americanos.
...