Resenha Do Livro Serviço Social Na Comtemporaneidade
Artigo: Resenha Do Livro Serviço Social Na Comtemporaneidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zana43 • 16/5/2014 • 534 Palavras (3 Páginas) • 704 Visualizações
Curso : Serviço Social
Estudo de caso.
A atuação da Polícia Civil do Pará diante da sociedade é importante devido a Instituição ser responsável pela investigação criminal do estado, tentando elucidar os crimes bem como conjugando esforços para cumprir seu papel de proteção do cidadão. A fim de que os objetivos a que se propõe a presente investigação sejam alcançados, é necessário fazer uma delimitação do estudo, um recorte sobre a realidade posta para pesquisa.
O universo de referência sobre o tema escolhido para a elaboração do projeto de pesquisa teve inicio a partir da vivencia adquirida no estagio da policia civil do Estado do Pará.
A Polícia Civil dispõe de mais de 30 profissionais na área de Serviço Social para o atendimento nas unidades. Eles são responsáveis pela mediação de conflitos entre pessoas, como brigas entre vizinhos e desavenças familiares, e até pela apuração de denúncias de maus tratos no lar. A maioria dos atendimentos prestados pelo Serviço Social da Polícia Civil, em 2013, foi de conflitos familiares, com mais de 3,3 mil casos resolvidos.
Os assistentes sociais, além dos encaminhamentos para a rede de serviços sócio jurídicos e assistenciais, são responsáveis em orientar sobre os direitos do cidadão, leis e benefícios referentes ao abandono de lar e à pensão de alimentos. São encarregados ainda de realizar visitas domiciliares para acompanhar as pessoas atendidas; verificar situações de violação de direitos contra crianças, adolescentes e idosos, e atender e acompanhar casos de violência doméstica, calúnia, ameaças, difamação, injúria, consumo de drogas, lesão corporal, perturbação de sossego, conflito escolar, fugas do lar, entre outros.
A partir de uma análise profissional do Serviço Social constataram que “as agressões acontecem por meio da violência física direta, com socos e pontapés em 50% dos casos, tendo como região mais acometida a região nasal, com 35 ocorrências, contabilizando 12% dos casos”.
Ainda de acordo com o estudo, a faixa etária dos 23 a 36 anos foi identificada em 72% das situações de violência analisadas. A maior quantidade de ocorrências registradas está entre as mulheres casadas. Defende-se, a partir deste estudo, que as ações contra a violência devam ser assumidas pelas políticas sociais e por toda a sociedade.
“Os atendimentos realizados pelos assistentes sociais contribuem com o trabalho da autoridade policial para a diminuição de procedimentos policiais, como Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), visando reduzir processos encaminhados ao Judiciário. Portanto, com a intervenção do Serviço Social, as partes chegam a um acordo reforçando a credibilidade do profissional diante da população, e o fortalecimento da cultura do diálogo para a paz”.
Desafios e avanços - Os casos de conflitos familiares são apontados como os de mais difícil resolução, com o passar do tempo houve várias mudanças no Setor Social da Polícia Civil, principalmente no aperfeiçoamento do profissional para desenvolver um trabalho com mais qualidade.
Na Seccional Urbana da cremação , o maior desafio do profissional é vencer o chamado “ranço do ódio” por parte de algumas pessoas atendidas nas unidades policiais. “Em geral, as pessoas chegam
...