RESENHA DO LIVRO "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E EMPRESA SUSTENTÁVEL: DA TEORIA Á PRÁTICA " DE JOSÉ CARLOS BARBIERI
Por: Beatriz Morais • 9/10/2019 • Resenha • 493 Palavras (2 Páginas) • 1.070 Visualizações
Universidade Anhembi Morumbi
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
RA 21286697
Direito Empresarial
Maio 2019
Objetivo: Realizar uma resenha crítica do livro: “Responsabilidade social empresarial e Empresa sustentável: da teoria à prática” de José Carlos Barbieiri.
A obra está diretamente ligada nos diferentes propósitos voltados para a Responsabilidade Social, ordenadas por dirigentes que trabalham com o objetivo de provocar impactos econômicos, sociais e ambientais favoráveis. Ampliando questões dignas voltadas para o desenvolvimento sustentável da empresa.
No decorrer da leitura há uma distinção entre Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável elas se diferem em movimentos diferentes para tentar alcançar o objetivo que é as soluções de problemas mundiais.
O primeiro capítulo nomeia-se como enfoques teóricos, ele nos traz algumas teorias de forma direta e objetiva, trazendo suas origens e fundamentos. Primeiro o enfoque é na Teoria do Acionista, abordando obras e autores de grande nome, ainda cita-se críticas a essa teoria, em seguida é falado da Teoria das Partes Interessadas, que são novas formas de atender as expectativas da sociedade, por último é apresentado a Teoria do Contrato Social e o texto acaba mesclando com a Responsabilidade Social Empresarial.
No capítulo seguinte é abordado a Responsabilidade social e sustentabilidade social, com foco nos tipos de comando utilizados, primeiro é falado das quatro dimensões: econômica, social, ética e filantrópica. Relacionando-os com o Desenvolvimento e empresa sustentável, de modo que, um completasse o outro através da ética. O capítulo três é totalmente dedicado a Ética empresarial, de como ela se aplica em uma empresa e o modo como a ética e a moral é aplicada.
O terceiro capítulo debate a relação entre ética e responsabilidade social, centralizado por duas visões: a dos que creem que a ética é componente específico da responsabilidade social e a dos que acreditam que ela está presente em todas as ações empresariais.
Já no quarto capítulo nos revela as Teorias Éticas, relembrando grandes feitos de importantes filósofos, citando a ética kantiana, ética da responsabilidade e ética da globalização, agregando vários fatores para uma explicação plausível.
Os dois últimos capítulos mostram como tudo é colocado na prática e seus instrumentos de gestão. Correspondendo à análise dos aspectos práticos da responsabilidade social empresarial, considerados os desafios que a busca por modelos de desenvolvimento sustentável impõe à sociedade global. Abordam-se temas como direitos humanos, pacto global.
É de suma importância dizer que o livro trata de uma diversidade de grande conceito sobre a Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável, elas se completam para unir as três grandezas básicas da sustentabilidade, estimulando conceitos positivos para a empresa.
Com esta leitura o tema foi exposto de forma clara e objetiva, Barbieri com uma inteligência extraordinária foi específico e temático. Após reflexão do assunto, é possível dizer que o tema abordado é fundamental para a administração de uma empresa, abordando a Responsabilidade social como um todo. Foi possível ver como os pequenos detalhes são importantes para o crescimento de uma empresa, revelando uma temática das formas utilizadas para o direcionamento de uma empresa, de uma forma direta e ética.
...