TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De

Trabalho Escolar: Resumo De. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

DISCURSO POLÍTICO

Na vida social, a cada momento, surgem novas necessidades e em razão delas novas demandas, que terão que ser observadas. A articulação de ações pessoais e meios para obtenção dessas satisfações se traduzem nos programas de ação.

Neste sentido temos políticas em áreas específicas: política financeira, energética, econômica, social, etc..

Além da política de ação temos também a política no sentido de domínio, neste contexto temos a ideia de domínio, senhorio, autoridade, estabelecimento de prioridades e sua execução de forma impositiva.

Meios de comunicação da linguagem política.

O texto político e sua expressão verbal – o discurso político.

O discurso político enquanto comunicação de ordem prática, é retórico e toma emprestado termos, expressões e significados de outras ciências ou mesmo do linguajar vulgar.

Assim o discurso, de acordo com a linguagem que usa pode ser: meramente retórico, político-jurídico, político-econômico e político-sociológico.

Obs: RETÓRICA – meio de comunicação oral pelo qual se pretende alcançar o apoio e adesão de uma ou mais pessoas a uma ideia, programa ou ação política.

Linguagem e ação

Linguagem e ação são dois componentes da troca social que têm uma autonomia própria e que, ao mesmo tempo, se encontram em uma relação de interdependência recíproca e não simétrica.

Todo ato de linguagem emana de um sujeito que apenas pode definir-se em relação ao outro, segundo um princípio de alteridade (sem a existência do outro, não há consciência de si).

Nessa relação, o sujeito não cessa de trazer o outro para si, segundo um princípio de influência, para que esse outro pense,diga ou aja segundo a intenção daquele. Entretanto, se esse outro puder ter seu próprio projeto de influência, os dois serão levados a gerenciar sua relação segundo um princípio de regulação. Princípios de alteridade, de influência e de regulação são fundadores do ato de linguagem que o inscrevem em um quadro de ação, em uma praxiologia do agir sobre o outro.

EXEMPLOS DE DISCURSOS

DISCURSO DO PAPA FRANCISCO

O papa Francisco visitou o Complexo de Manguinhos, se reuniu com fiéis argentinos e discursou para uma multidão na praia de Copacabana nesta quinta-feira (25) no Rio de Janeiro, quarto dia do pontífice no Brasil por conta da Jornada Mundial da Juventude . O destaque, no entanto, foi para o tom político adotado pelo líder da Igreja Católica nos discursos aos peregrinos. Francisco defendeu, por exemplo, que a igreja “saia às ruas”, e pediu para os jovens não desanimarem com a corrupção. Apesar das mensagens sérias, ele também elogiou a hospitalidade carioca depois de brincar com expressões brasileiras.

Sorridente e solícito com os fiéis, Francisco discursou fortemente contra as injustiças sociais e ainda passou mensagem que remeteu às manifestações.

“Vocês, jovens, têm uma sensibilidade especial diante das injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam da corrupção de pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram seu próprio benefício. Nunca desanimem, nunca percam a confiança. Não deixem que se apague a esperança, a realidade pode mudar. O homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a procurar o bem”, afirmou.

Para atrair fiéis, o papa também utilizou expressões do País como "colocar água no feijão" , citou que queria "pedir um cafézinho" e "não cachaça". "Quando planejava minha visita ao Brasil, tinha o desejo de visitar todos os bairros desse país e em cada porta pedir um copo de água fresca ou pedir cafézinho. E não um copo de cachaça", disse Francisco despertando risos entre os presentes.

HUMOR

Partido apresenta discurso político de duplo sentido

O nosso partido cumpre o que promete. Só os néscios podem crer que Não lutaremos contra a corrupção. Porque, se há algo certo para nós, é que A honestidade e a transparência são fundamentais Para alcançar os nossos ideais Mostraremos que é grande estupidez crer que As máfias continuarão no governo , como sempre. Asseguramos sem dúvida que A justiça social será o alvo de nossa acção. Apesar disso, há idiotas que imaginam que Se possa governar com as manchas da velha política. Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que se termine com  os marajás e as negociatas. Não permitiremos de nenhum modo que As nossas crianças morram de fome. Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que Os recursos econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com