Resumo De Macroeconomia
Monografias: Resumo De Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariagato • 26/3/2014 • 731 Palavras (3 Páginas) • 811 Visualizações
CONCEITO DE ECONOMIA: Economia é a ciencia que estuda a melhor aplicaçao de recursos excassos em conformidade dos desejos ilimitados da sociedade por isso podemos considera-la como a ciencia da excarses. algo relacionado a nos cidadaos tudo que envolva dinheiro, gastos, pib.
MICROECONOMIA: E A PARTE DA ECONOMIA ONDE TRATA DO COMPORTAMENTO DAS UNIDADES ECONOMICAS INDIVIDUAIS. TAIS UNIDADES ABRAGEM: CONSUMIDORES, TRABALHADORES, INVESTIDORES,PROPIETARIOS DE TERRA,EMPRESAS DENTRE OUTRAS.
MACROECONOMIA: EA PARTE DA ECONOMIA QUE ESTUDA OS GRANDES AGREGADOS ECONOMICOS; COMO : NIVEL GERAL DE PREÇOS, EMPREGO TOTAL, TAXA DE DESEMPREGO, RENDA E PRODUTOS NACIONAIS,BALANÇA DE PAGAMENTO,TAXA DE CAMBIO,INFLAÇAO E.T.C.
OBJETIVOS E METAS DA ECONOMIA
OBJETIVO: DESENVOLVIMENTO DE MELHORES POLITICAS QUE MINIMIZEMOS PROBLEMAS E MAXIMEZEM OS BENEFICIOS RECEBIDOS EM TROCA DE ESFOÇOS.
METAS:
1 ALTO NIVEL DE EMPREGO É UMA META IMPORTANTE E O OBJETIVO QUE E A MANUTENÇAO E INCLUSAO DE UM ELEVADO NIVEL DE EMPREGO.
2 ESTABILIDADE DE PREÇO: É A META DE EQUILIBRIO E ESTABILIDADE DE PREÇO NO MERCADO OU SEJA CONTROLA O AUMENTO OU A QUEDA NO NIVEL GERAL DOS PREÇOS.
3 EFICIENCIA: ESSA META OBETEM O RESULTADO MAXIMO DO ESFOÇO PRODUTIVO NA MELHOR APLICAÇAO DA EFICIENCIA TECNICA , DA QUALIDADE E NO TEMPO NA PRODUÇAO.
DISTRIBUIÇAO EQUITATIVA DE RENDA : E A MELHOR APLICAÇAO DE RIQUEZA DOS FATORES DA PPRODUÇAO DE BENS PARA A SOCIEDADE COMO QUALIDADE DE VIDA, POLITICAS PUBLICAS ETC
CRESCIMENTO: E UMA META IMPORTANTE POIS POSSIBILITA UMA PADRAO DE VIDA MAIS ELEVADO PARA A SOCIEDADE.
AS POLITICAS MACROECONOMICAS ENVOLVE A ATUAÇAO DO GOVERNO SOBRE A CAPACIDADE PRODUTIVA(OFERTA AGREGADA) E DESPESAS PLANEJADAS (DEMANDA AGREGADA).COM O OBJETIVO DE PERMITIR QUE A ECONOMIA OPERE COM PLENO EMPREGO COM BAIXAS TAXAS DE INFLAÇAO COM UMA DISTRIBUIÇAO JUSTA DE RENDA.POLITICA FISCAL EXPANSIONISTA: QUANDO O GOVERNO ALMENTA OS GASTOS .
PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DA POLITICA MACROECONOMICA
POLITICA FISCAL: PODE SER DIVIDIDA EM DUAS GRANDES PARTES POLITICA TRIBUTARIA/POLITICA DE GASTOS PUBLICOS NA ESFERA DE GASTOS PUBLICOS O GOVERNO EFETUA DESPESAS NA ECONOMIA COM PAGAMENTOS DE FUNCIONARIOS, CONSTRUÇOES E MANUTEÇAO DE ESCOLAS ,HOSPITAIS PAGAMENTOS DE JUROS DA DIVIDA INTERNA . NA ESFERA TRIBUTARIA O GOVERNO PODE AUTERAR AS DISPESAS DO SETOR PREVADO ENTRE BENS CONSUMOS E IVESTIMENTO E ENCETIVA DETERMINADOS SEGUIMENTOS PRODUTIVOS. A CONJUGAÇAO DE DESPESAS E RECEITAS CONDUZ AO CONCEITO DE DEFICIT PUBLICO. POLITICA FISCAL CONTRACIONISTA: QUANDO O GOVERNO REDUZ OS GASTOS.
POLITICA MOMETARIA:REFERE SE A ATUAÇAO DO GOVERNO SOBRE A QUANTIDADE DE MOEDA E TITULOS PUBLICOS. É USADA PARA CONTROLAR AS CONDIÇOES DE CREDITO , O GOVERNO PODE ALMENTAR OU DIMINUIR O DINHEIRO QUE CIRCULA NA ECONOMIA. E PODE ATUA SOBRE AS TAXAS DE JUROS QUANDO VENDE E COMPRA TITULOS NO MERCADO.DENTRO DA POLITICA MONETARIA SE DESTACA:
EMISSOES: O BANCO CENTRAL CONTROLA POR FORÇA DE LEI O VOLUME DE MOEDA NA ECONOMIA CABE A ELE AS DETERMINAÇOES DAS NECESSIDADES DE NOVAS EMISSOES.
DEPOSITO COMPULSORIO: ALMENTA OU DIMINUI A CAPACIDADE DOS BANCOS EMPRESTAREM OBRIGANDO OS BANCOS
...