Resumo Finalidade Social
Por: roberto77 • 24/8/2015 • Resenha • 346 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Texto: A Vida Política - Marilene Chauí
O primeiro paradoxo da política reside no fato de pensarmos nela como uma atividade específica de alguns profissionais da sociedade ou algo que concerne a todos nós.
A palavra política possui diversos significados, uns de uso generalizado e vago e outros de uso mais específico e preciso . Mas afinal o que é política? A política pode ser interpretada como: atividade do governo, administração do que é público, profissão de alguns especialistas, ação coletiva referida aos governos ou tudo que se refira à organização e à gestão de uma instituição pública ou privada.
Em resumo, podemos dizer que Política diz respeito a tudo quanto envolva relações de poder ou a tudo quanto envolva organização e administração de grupos.
A politica foi criada primeiramente como modo para expressar as diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra ou uso da força e em segundo lugar como modo da sociedade deliberar e decidir as ações que dizem respeito a todos os seus membros.
Paradoxalmente, a política foi construída com um bom intuito, porém hoje ela é vista como fardo e algo a ser evitado e a todo tempo somos apresentados a visão pejorativa da política que é disseminada pelas mídias. Parte deste pensamento provém do fato da política ter sido utilizada com objetivo de interesses particulares dissimulados e freqüentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos e ilegítimos, neste aspecto é creditado a política como algo distante de nós e reduzida à ação de especialistas e profissionais.
O interessante é que as pessoas que não querem ouvir falar e se recusam em participar de atividades sociais que possam ter cunho político, mesmo tais pessoas estão praticando política. A apatia social, neste caso, se configura em uma forma passiva de fazer política.
O que é curioso, porém, quando aumentamos nossa percepção de política como algo paradoxal, é o fato de que só podemos nos opor as mazelas da política se utilizarmos da própria política para lutar contra eles.
...