Retrospectiva sobre a família brasileira, as definições e características sobre: casamentos, família patriarcal, mulher brasileira, casa-grande e senzala e para quê servia o patriarcalismo brasileiro
Pesquisas Acadêmicas: Retrospectiva sobre a família brasileira, as definições e características sobre: casamentos, família patriarcal, mulher brasileira, casa-grande e senzala e para quê servia o patriarcalismo brasileiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoelinaAGS • 29/3/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 767 Palavras (4 Páginas) • 498 Visualizações
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO
DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
VÂNIA APARECIDA ALCANTÂRA DA SILVA – RA 63379
LABORATÓRIO:
Controle Social, Família e Sociedade
Ribas do Rio Pardo – MS
2012
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO
DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
VÂNIA APARECIDA ALCANTÂRA DA SILVA – RA 63379
LABORATÓRIO:
Controle Social, Família e Sociedade
Laboratório elaborado para fins de avaliação, referente ao Controle Social, Família e Sociedade, do curso de Serviço Social da UNIDERP Interativa, sob Orientação da Professora Interativa: Edilene Xavier Rocha Garcia e da Professora local Ana Maria Espindola.
Ribas do Rio Pardo – MS
2012
SUMÁRIO
1 - Introdução 04
2 - Desenvolvimento 05
Retrospectiva sobre a família brasileira, as definições e características sobre: casamentos, família patriarcal, mulher brasileira, casa-grande e senzala e para quê servia o patriarcalismo brasileiro. 05
3 – Conclusão 06
1. INTRODUÇÃO
A família brasileira desde os primórdios sempre foi atingida por possíveis transformações nos panorama social, político, cultural, econômico e biológico que influenciam os conceitos da mesma e as tendências de conduta e comportamento diante de determinadas situações são com ela alteradas no decorre da historia. A família atualmente é uma das instituições sócias mais valorizadas pelos brasileiros, mas o interessante é discriminar sobre quais bases essa instituição se sustenta e o conceito que a mantém sendo que o melhor exemplo é o papel da mulher dentro da família.
A constituição básica da família brasileira ainda é nuclear (marido, esposa e filhos), mas esse tipo de estrutura vem perdendo espaço na família brasileira que hoje em muitos casos conta apenas por mãe e filhos. Considerando-se tal constatação, é fácil identificar o motivo do crescente prestigio da figura materna e a consequente queda na importância atribuída ao pai.
E desde as eras mais remotas o pai é a pessoa da família com que menos se conversa as jovens de hoje procuram muito mais maridos fieis e compreensivos do que trabalhadores e esforçados como as moças de antes.
2. DESENVOLVIMENTO
Retrospectiva sobre a família brasileira, as definições e características sobre: casamentos, família patriarcal, mulher brasileira, casa-grande e senzala e para quê servia o patriarcalismo brasileiro.
Muitas definições se utilizam
...