Mulheres Brasileiras No século XX De 1900-2000
Trabalho Escolar: Mulheres Brasileiras No século XX De 1900-2000. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: val2304 • 22/2/2014 • 483 Palavras (2 Páginas) • 1.048 Visualizações
Mulheres brasileiras no século XX de 1900-2000
1900
Os trajes pesados das mulheres das camadas médias do início do século XX pareciam imobilizá-las nos papéis tipicamente femininos de esposa e de mãe.
1930
A brasileira votou pela primeira vez em 1933, nas eleições para a Assembléia Constituinte. Apenas uma mulher, Carlota Pereira de Queiróz, foi eleita para a Assembléia, que elaborou a Constituição de 1934.
1950
A publicidade começava a veicular a imagem ideal da brasileira urbana, dedicada às prendas domésticas, bem arrumada e feliz ao lado dos filhos e do marido.
1960
Associados à elegância, os novos eletrodomésticos procuravam conquistar as jovens de classe média, que começavam a encontrar espaço no mercado de trabalho e a valorizar seu tempo livre.
1990
Nas duas últimas décadas, a mão-de-obra urbana feminina continuou a crescer, mas na maioria dos casos ocupou postos de trabalho mal remunerados ou permaneceu presa ao setor de serviços, menos protegido.
2000
As mulheres hoje encontram um espaço crescente nos escritórios, atuando em funções executivas. Quanto mais instruídas, maiores as chances de exercer atividades gratificantes e mais bem remuneradas.
A música Comida dos Titans; composta em 1987 composição de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sergio Brito, mostra bem o que também é muito importante. Tem um trecho da letra que diz o seguinte:
Comida
Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.
Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comer,
A gente quer comer e quer fazer amor.
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer pra aliviar a dor.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer dinheiro e felicidade.
A
...