OS MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER BRASILEIRA
Por: Jaque13alves • 10/1/2018 • Artigo • 4.573 Palavras (19 Páginas) • 371 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES
BACHARELADO EM HUMANIDADES
OS MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E SUAS
IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER BRASILEIRA
Jaqueline Alves Silva
Jéssica Martins de Souza Santos
Diamantina
Junho de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES
BACHARELADO EM HUMANIDADES
OS MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E SUAS
IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER BRASILEIRA
Jaqueline Alves Silva
Jéssica Martins de Souza Santos
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Humanidades, como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do título de Bacharel em Humanidades.
Orientadora: Profa. Dra. Denise da Silva Braga
Diamantina
Junho de 2015
OS MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E SUAS
IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER BRASILEIRA
COMISSÃO EXAMINADORA
Profª. Drª. Denise da Silva Braga (Orientadora) – UFVJM
Prof.ª Mestra Paula Cristina Silva Oliveira - UFVJM
Profª. Dr.ª Thamar Kalil de Campos Alves - UFVJM
Aprovado em: ___/___/___
OS MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E SUAS
IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER BRASILEIRA
RESUMO
O presente artigo busca historicizar a construção da identidade da mulher brasileira, partindo dos movimentos de afirmação de identidade e da requisição de direitos do Movimento Feminista. A problemática que se buscou investigar parte da indagação: de que forma os Movimentos Sociais Feministas influenciam na construção da identidade da mulher? Justifica-se esta escrita diante da importância de se discutir os processos e contextos nos quais são forjadas as identidades individuais e coletivas e o papel dos movimentos sociais, especialmente, do Movimento Feminista neste processo. Dada a natureza da problemática investigada, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Espera-se com esta escrita, provocar a análise crítica sobre a identidade da mulher brasileira o que consideramos imprescindível para a conquista e consumação dos direitos já adquiridos.
Palavras – Chave: Identidade da mulher. Gênero. Movimentos Feministas.
1 Introdução
De que forma os Movimentos Sociais Feministas influenciam na construção da identidade da mulher brasileira? No intuito de responder a esta pergunta, desenvolve-se a presente escrita cuja questão central é analisar a construção da identidade da mulher, evidenciando o percurso histórico da produção do conceito de gênero e a forma como a mulher vai se produzindo socialmente.
Ainda nesta perspectiva, os objetivos específicos corroboram no sentido de:
- estudar a luta feminista pela igualdade de gênero, dando ênfase ao espaço e ao papel da mulher na sociedade brasileira;
- compreender a influência dos movimentos sociais feministas na construção da identidade da mulher brasileira;
- analisar as principais conquistas dos movimentos sociais feministas e seus reflexos na construção da identidade da mulher no Brasil.
Dada a natureza da problemática investigada, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Compreende-se que a pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos. Nesta perspectiva, todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual tornou-se possível construir um texto que buscasse responder às questões-problema elencadas para a pesquisa. Realizou-se, para tanto, uma leitura atenta e sistemática que se fez acompanhar de anotações e fichamentos que serviram à fundamentação teórica do estudo (FORTE 2006).
Uma pesquisa ou investigação é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano, gerando novos conhecimentos, podendo também desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a realiza quanto para a sociedade na qual esta se desenvolve (FORTE 2006).
2 O PATRIARCALISMO E AS QUESTÕES COLOCADAS À CONSTRUÇÃO DO FEMININO NA SOCIEDADE
O patriarcalismo é uma das composições sobre as quais as sociedades contemporâneas se organizaram na qual o homem sempre foi visto como dominador e a mulher submissa (CASTELLS, 1999). Ainda segundo o autor, o homem exercia autoridade sobre a mulher e os filhos no âmbito familiar. Para que essa autoridade fosse exercida era necessário que o patriarcalismo permeasse toda a organização da sociedade, da produção do consumo à política, à legislação e à cultura (CASTELLS, 1999, p.169).
Ao observarmos Torrano (1995) encontramos que o patriarcalismo exerce a figura do autoritarismo conservador na manutenção do controle da ordem social e racial no Brasil desde o século XVII. Este mesmo patriarcalismo na sociedade brasileira se mostra em duas faces: a clandestina e noturna, sem maiores freios e limites civilizatórios na contenção dos impulsos instintivos; e a familiar externa e diurna, de portador e preservador da ordem que todos deveriam respeitar, parentes ou não (TORRANO, 1995).
...