Revisão do filme "Senhor das Moscas"
Resenha: Revisão do filme "Senhor das Moscas". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fedireito • 27/8/2014 • Resenha • 415 Palavras (2 Páginas) • 803 Visualizações
O filme “Senhor das Moscas”, pode nos levar a inumeras conclusões da psique Humana e até onde chega uma sociedade sem Direito? É possivel uma sociedade sem o Direito?.
É o que acontece com um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, se vêem sozinhos em uma ilha deserta no Pacífico, sem a presença de um adulto.
No início a alegria é dominante. Não há aulas, não há adultos… só há férias!
No entanto, é preciso lutar pela sobrevivência para conseguir alimentos, para se protegerem, e para avisar os possíveis socorristas de que estão vivos. Dividem-se tarefas, estabelecem-se objetivos, mas nem todos os elementos do grupo possuem a mesma motivação.
Ralph representava o papel do Direito, modelo de civilização democraticia fazendo assembléias, colocando limites, e distribuindo tarefas, representava um limite as vontades. Enquanto Jack, por questões de força, e falta de limites representa a falta de estrutura, queria ser lider pelo simples de fato de o ser, ele não tinha uma estrategia, um objetivo para um bem comum, apenas prevalecia seu “ego”.
Porquinho” , o gordinho, tentava manter os costumes, a democracia, como ele mesmo disse; “ fizemos tudo igual aos adultos”. Ele tentou manter as tradições, isso foi importante, porque mantevê ele e Ralph, civilizados, racionais, á espera do socorro.
Para ele era importante manter a estratégia correta, para uma sobrevivência, apesar de ser impopular.
Para Dino Del Pino, a narrativa trabalha com quatro elementos: o espaço físico (a ilha); o tempo (ambientado durante a Guerra Fria); os personagens (os meninos) e por último as ações, que vão progredindo lentamente até a construção de um duelo entre "civilização e barbárie".
Quando já não existia mais solução, pelo fato de Jack, e seus aliados terem se tornado, verdadeiros selvagens, com a ausência de um adulto, e regras, surge o socorro, que ao ser avistado pelos garotos, logo voltam ao Estado de civilização, diante do Militar que Representava o “Estado.”
Quando se analisa a história das sociedades, verifica-se que o indivíduo não nasceu para viver de forma isolada, faz-se necessário um conjunto de regras ou normas jurídicas que visam orientar e disciplinar estas condutas humanas, sob pena de causas desordem social e um Estado de insegurança jurídica entre as pessoas. A história nos mostra que o indivíduo embora possua a sua liberdade individual, ele deve compreender que o seu direito termina onde começa o do outro, tal liberdade de forma descontrolada acabaria com o fim da própria humanidade. O que já estava para acontecer com Ralph.
...