Analise do filme Senhor das moscas
Por: munyra • 10/8/2015 • Resenha • 766 Palavras (4 Páginas) • 1.045 Visualizações
O filme inicia com vários meninos lutando por sua sobrevivência, pois o avião no qual eles estavam caiu no mar, com muito custo conseguiram se salva, chegando então a uma ilha deserta. Havia um Capitão com eles, mas devido ao acidente ele ficou bastante debilitado.
Perceberam que necessitavam se organizar, pois eles viram que estavam totalmente isolados na ilha, e que o socorro poderia demorar muito tempo, ou até mesmo nunca vir.
Então os meninos decidem encontrar um líder, sendo o mais apto para o cargo um menino chamado Ralph.
Por demonstrar uma grande capacidade para a liderança Ralph decide que é necessário fazer um abrigo e buscar alimento para garantir a sobrevivência de todos. Nesse episódio os meninos demonstram ser um grupo unido e todos participam das atividades.
Para que eles vivessem em harmonia foram estabelecidas algumas regras e normas, no qual garantiriam a sobrevivência deles, uns teria que coletar alimentos, outros tinham que cuidar do fogo para que não se apagasse e outros teriam que cuidar de um dos capitães que ficou muito ferido, esse tipo de regras são chamados de vivermos em sociedade é necessário que se sejam estabelecidas regras morais e ética que regulam a vida em sociedade, para que se vivam juntas, esse tipo de regras é o que chamamos de institucionalização.
Ralph é representado como o líder democrático, pois de tempo em tempo reúne o grupo ao som de uma concha, no qual eles encontram no início do filme, aquele que quisesse falar deveria ter a concha na mão, mostrando que eles teriam direitos e deveres, isso fez com que com que houvesse uma união no grupo. Ralph acredita estar fazendo o melhor para todos e acredita num possível resgate.
Mas, ao decorrer de alguns dias, Jack o garoto mais velho do grupo, não se satisfaz com a liderança de Ralph, e decide rebelar-se a liderança de Ralph, dividido assim o grupo.
Em seu discurso Jack diz que eles não precisam de regra nenhuma para viverem na ilha e que daquele jeito eles ficariam para o resto da vida na ilha, e o que eles deveriam fazer era se divertir, já que estavam longe dos pais, o que eles realmente deveriam fazer era caçar porcos. Então Jack propõe que aqueles que quisessem poderiam segui-lo, uma parte do grupo acaba simpatizando com as ideias de Jack, pois o que Jack pregava era a “liberdade” das regras estabelecidas na assembleia.
Jack além de persuadir uma parte do grupo em não seguir as regras do líder Ralph, fortalecia sua a dominação do outro grupo disseminando medo, através de uma estória à respeito de uma besta selvagem, um monstro imaginário.
Com o passar do tempo, ocorrem mudanças comportamentais nos garotos, fizeram com a maioria dos meninos perdesse sua identidade civilizada, tornando-se em selvagens.
O grupo acredita que há um monstro na ilha, por conta de um episódio que aconteceu na caverna com um dos integrantes do grupo de Jack.
O grupo de Ralph vai perdendo integrantes, ficando apenas ele e Piggy, por serem os únicos a manterem a razão diante da selvageria que tomou conta dos demais membros do grupo de Jack. Assim como selvagens, começaram a utilizar pinturas nos corpos, mostrando como se eles tivessem uma nova identidade.
No recorrer do filme, o grupo de rebeldes, não aceitando a firmeza e dedicação de Ralph, tentam matá-lo, pois o grupo de Jack também já havia matado Simon o menino que percebeu que a besta na realidade era o corpo do capitão que estava na caverna, e pelo medo que eles estavam sentindo da besta, não perceberam que era Simon que vinha na praia e com todo a fúria acabaram matando o menino, mataram também o Piggy, quem seria o mais racional de todos.
Ao final do filme, Ralph é perseguido pelos seguidores de Jack, eles colocam fogo na ilha com o intuito de matar Ralph. Quando esse é quase pego pelos “caçadores”, aparece diante dele um soldado que veio regata-los e ele pergunta: o que está acontecendo aqui? Nesse momento parece que cai dos olhos dos garotos uma venda, que não fazia enxergar o quanto irracionais se tornaram.
...