No filme “ O Senhor das moscas ”
Por: Mara_123 • 27/2/2017 • Dissertação • 295 Palavras (2 Páginas) • 466 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA
ASCES/UNITA
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TGE – 1º D
PROFESSOR: EDMILSON MACIEL JÚNIOR
ALUNO: GILMARA GOMES E RAÍRA MELO
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTADOS
No filme “ O Senhor das moscas ”, fica perceptível a interação existente entre os três estados concernentes a indivíduos que vivem em uma comunidade. O primeiro que é o estado de sociedade, surge pela necessidade de estipulações de ordens entre os garotos, estabelecendo assim, um pacto social. Com o estabelecimento de uma ordem social, também foi necessário que o respeito de hierarquia das normas e dos direitos fundamentais, passassem a predominar naquele ambiente.
Com isso, os menores criaram uma regra que tinha como objetivo fazer com que todos tivessem o direito de expor o que pensavam de forma ordenada, e para isso acontecer, quem quisesse falar, deveria estar segurando a concha. Desse modo, foi inserido o estado de direito. No entanto, mesmo com inúmeras tentativas para que a ordem fosse mantida, não obtiveram êxito, dando espaço ao estado de natureza, por não haver mais um "governo" que estabelecesse a ordem.
Portanto, percebe-se que foi sendo promovida uma desigualdade, uma paz falsa entre os meninos, em que ficou evidente a decadência/retrocesso da civilidade e o fortalecimento da selvageria, estimulando a violência. Tendo em vista todo o estágio de profundo instinto selvagem e ambição predominante dentro de cada ser humano, em pouco tempo, os garotos começaram uma "briga" pela disputa do poder. E a partir desse momento, um caos é fixado entre eles.
Sendo assim, as crianças viram-se obrigadas a colocar toda a sua natureza humana e instintiva para fora, como uma forma de defesa e sobrevivência, começando a agir de uma maneira que se assemelhava a do homem primitivo e pré-societal.
...