SERVIÇO SOCIAL
Pesquisas Acadêmicas: SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manuela25 • 26/2/2014 • 757 Palavras (4 Páginas) • 264 Visualizações
A partir do estudo realizado levantou-se que as políticas públicas não podem ser elaboradas sem o devido embasamento teórico-empírico, isto é, com fundamentos concretos na realidade social e apreensão desta, de modo que o assistente social deve estar preparado para utilização de ferramentas necessárias para sua ação e conseqüentemente, para a população a quem é destinada essas políticas sociais.
As ações interventivas, em sua maioria, fazem parte de serviços sociais prestados por meio de projeto e programas sociais, que devem ser geridos de forma a construir respostas profissionais às demandas da população.
O processo de gestão, portanto, se caracteriza como um compromisso com os cidadãos, constituindo-se com informações e dados concretos para não comprometer a ação esperada. Não se deve resumir apenas em um simples sistema de gerenciamento, mas supõe novas formas de organização de serviços e idéias, que relaciona dialeticamente o político, o econômico e o social, com articulações diversas em um único objetivo; dar respostas eficientes, eficazes e efetivas às necessidades sociais.
Esta pesquisa evidencia a ação dos indicadores sociais, dentro deste processo, como um imperativo no processo de gestão social.
Dada a importância do indicador social no cotidiano da gestão social, a questão é colocada para a análise da realidade profissional de assistentes sociais que atuam em projetos ou programas sociais de atendimento a criança, adolescente e pessoa idosa.
Neste momento da pesquisa, constatou-se uma série de reflexões sobre o tema, pois os dados demonstram que o assunto não é uma novidade em termos de conceito. Porém, trata-se de algo recente, ainda pouco utilizado, justificado pelas entrevistas como algo complexo de construir, o que de fato é uma realidade, considerando a complexidade das políticas sociais.
Mesmo dominando o conceito e até a importância a cerca da utilização dos indicadores sociais, muitos profissionais demonstram insegurança ao articular o indicador com a gestão cotidiana.
É evidente que após a conceituação dos Indicadores Sociais, torna-se fácil perceber a importância dos mesmos para o trabalho do Assistente Social. A dificuldade está em construí-los – ou ousando dizer – no compromisso dos profissionais com a superação de práticas espontâneas, assistemáticas ou reprodutivas.
Os indicadores sociais, embora possam ser também um instrumento de controle, são um dos elementos que contribuem para uma gestão democrática, preocupada com a construção de respostas profissionais que atendam às demandas sociais e, aí está o desafio do assistente social, tomar posse desse instrumento na dimensão ético-político profissional.
Esse fato revela que, além do compromisso ético-político do assistente social, em assumir as bases teórico-metodológica oferecidas pela sua graduação como fundamentais à sua atuação profissional e, assim, agir com as demandas apresentadas, também, identifica a necessidade da atualização constante desses profissionais, para estarem sempre aptos a trabalhar com as ferramentas necessárias para o alcance das metas propostas, de forma a propor respostas na mesma velocidade em que se avolumam as necessidades sociais. Neste sentido, os cursos de capacitação também têm dever de apresentar este compromisso, de oferecer
...