SERVIÇO SOCIAL: ANTRANPOLÓGIA
Exames: SERVIÇO SOCIAL: ANTRANPOLÓGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marluzi • 21/11/2013 • 783 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP / EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FEIRA DE SANTANA-BA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – III SEMESTRE
Marluzi Bispo dos Santos (270136)
Paulo Fernando da Silva dos Anjos (270220)
SERVIÇO SOCIAL: ANTRANPOLÓGIA
RELATÓRIO
FERIA DE SANTANA
2011
RELATÓRIO
CHAME GENTE
A música chame gente foi escolhida pela dupla para desenvolver o relatório com uma analise antranpológica. Á mesma foi composta por Dodô e Osmar, no ano de 1985 e durante os anos seguintes ela foi regravada por alguns cantores baianos, que se consagraram no durante carnaval, dentre eles se destaca morais Moreira e Armandino. Chame gente foi consagrada no período de tradição festiva chamada de carnaval ela retrata uma mistura de ritos, tradições, religiosidade, cultura e ethos no estado chamado Bahia.
Antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
Na estrofe: “De Todos os Santos, encantos e Axé, sagrado e profano, o Baiano é carnaval, do corredor da história, Vitória, Lapinha, Caminho de Areia” revela o lado sagrado e profano do carnaval na Bahia. sagrado e profano que dizer que prevalece uma visão dualista, onde um se opõe ao outro. Nessa linha de pensamento, Émile Durkheim em seus estudos sobre a religião observa que “o sagrado e o profano foram pensados pelo espírito humano como gêneros distintos, como dois mundos que não têm nada em comum” (1996:51) e conclui: “existe religião tão logo o sagrado se distingue do profano” (Idem: 150). Nesse sentido, considera-se sagrado tudo aquilo que está ligado à religião, magia, mitos, crenças. Em qualquer tipo de religião, a concepção do sagrado se manifesta sempre como uma realidade diferente das naturais, remetendo ao extraordinário, ao anormal, ao transcendental, ao metafísico. Quando o processo é tratado como um fato natural, biológico, normal, está no campo do profano, de tudo aquilo que não é sagrado. O carnaval tem seu lado sagrado que é representado pela passagem dos blocos afros que cultuam santos e orixás, e tem o lado profano representado pelas danças descontraídas pelo comportamento irreverente dos foliões, homens travestidos de mulher, as bebidas, entre outros.
“Da Sé ao Campo-Grande somos os Filhos de Gandhi, de Dodô e Osmar
Por isso chame, chame, chame, chame gente” esta estrofé retrata o tradicional bloco dos filho de ganhdi, que teve seu nome sugerido por "Vavá Madeira", inspirado na vida do líder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi, trocando-se, entretanto, a letra "i" por "y", com a intenção de evitar possíveis represálias pelo uso do nome de uma importante figura do cenário mundial.
Em poucas palavras de uma canção a realidade de um povo é retratada tão claramente, como diz a palavra “ethos” que é aquilo que procura definir um povo, uma alma. É o que destaca o que marca cada povo como diz nessa estrofe
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