SOBRE MATEMÁTICAS FINANCEIRAS
Tese: SOBRE MATEMÁTICAS FINANCEIRAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelefran • 1/6/2014 • Tese • 291 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
SOBRE A MATEMÁTICA FINANCEIRA
A matemática financeira está presente em nosso dia-a-dia, pois quem nunca precisou fazer algum empréstimo ou financiamento, ou nunca quis analisar opções de investimento ou de aplicação, neste respeito cálculos financeiros, são muito úteis e nos ajudarão fazer bons negócios e até mesmo economizar.
As operações financeiras, em sua maioria, se apoiam em duas formas de capitalização: a simples e a composta.
Capitalização simples: é o regime de aplicação em que a taxa de juros utilizada é simples, neste caso, o juro é calculado, sempre sobre o valor do capital inicial.
Fórmula de cálculo dos juros simples:
J= C* i * n
Onde :
J = valor dos juros
C= valor do capital
n= número de períodos (prazo)
i= taxa de juros
Fórmula de cálculo do montante simples:
M= C*(1 + i * n)
Onde :
M = montante
C= calor do capital
J= valor dos juros
Na capitalização composta os juros produzidos em um determinado período, são acrescidos ao valor do capital que os produziu, passando o capital e o juros, a render juros no período seguinte, caracteriza-se por uma função exponencial, é também chamada de juros sobre juros, o valor a ser calculado é sempre em cima do montante e não do capital inicial.
Fórmula de cálculo dos juros compostos:
J= C*[(1+i)n -1]
Onde :
J = valor dos juros
C= valor do capital
n= prazo da operação
i= taxa de juros
Fórmula de cálculo do montante composto:
M= C* (1+i)n
Onde :
M = montante
C= calor do capital
J= valor dos juros
A essência de cálculos torna-se mais simples com o uso da tecnologia, os intrumentos programáveis de cálculos mais comuns são as planilhas eletrônicas, a imensa variedade de softwares financeiros existenes no mercado e as calculadoras, dentre estes a calculadora HP 12 c destaca-se por se tratar de um instrumento bem difundido, prático e fácil de manuseio.
...