Saúde Mental Infanto Juvenil
Por: jessicatamyres7 • 24/7/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 282 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
Objetivo:
Este plano de ação foi desenvolvido com o objetivo de implantar um grupo de cuidadores nas UBSs para orientação e prevenção em saúde mental infanto juvenil, em relação ao surgimento e agravos dos transtornos mentais , considerando que mais de 75% dos transtornos surgem na infância e adolescência , decidimos implantar nas UBSs pelo fato dos nossos municípios não terem o CAPS.
Justificativa:
A atenção voltada a saúde mental de crianças e adolescentes e o reconhecimento como sendo uma questão de saúde pública que se integra as ações do SUS é considerada um dos principais desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. O reconhecimento da criança e adolescente como sujeitos de direitos e responsabilidades pelo Estatuto da Criança e Adolescente, de 1990, redefiniram a posição do Estado em relação á assistência e á elaboração de politicas públicas voltadas para esse público.
Resultados esperados:
Esperamos que esse trabalho em conjunto entre as equipes de saúde mental e saúde da família discutindo os casos, seja uma troca de conhecimento, elaboração de estratégias, pensando juntos em caminhos para melhoria desse atendimento e acolhimento, realizando visitas domiciliares em conjunto, um ajudando o outro a se sentir mais seguro e perceber que não estão sozinhos para resolver os possíveis casos, compartilhando responsabilidades e se fortalecer para lidar melhor com as situações complexas. Sendo assim, esse trabalho articulado e esses profissionais se mostra indispensável para garantir um cuidado integral voltado ás crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Sua concretização tem sido um desafio que se coloca em nosso dia a dia, o caminho é longo, os obstáculos são muitos e constantes, mas com o empenho de todos, persistindo nessa jornada, estamos construindo um sistema de saúde cada vez mais integral e respeitoso.
...