Sentimentos especiais que orientam os idosos
Artigo: Sentimentos especiais que orientam os idosos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joselia32 • 1/10/2014 • Artigo • 363 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
Roteiro para elaboração do trabalho de graduação
1 Apresentação do tema
Segundo Edison Noboru Fujiki, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional São Paulo – SBOT-SP, devido ao grande envelhecimento populacional, as quedas e as conseqüentes lesões são cada vez mais comuns nos idosos. O próprio avançar da idade faz com que os reflexos diminuam, muitas vezes associados às fraquezas musculares e ao envelhecimento. Noboru afirma que, Um entre três idosos cai uma ou mais vezes ao ano e a queda costuma produzir impactos que interferem na qualidade de vida, com perda da independência e afastamento do convívio social.
2 Problematização
Como foi dito as doenças próprias da idade são fatores que levam a queda. Porém lembrar que as quedas são mais comuns em casa, portanto os cuidados básicos tais como: tapetes devem ser evitados, não utilizar pisos escorregadios, manter uma luz noturna, pois o idoso acorda de madrugada para ir ao banheiro, colocar corrimão nas escadas e corredores, e apoio e corrimão no banheiro. No Projeto Vida Saudável, foi evidenciado através de alguns relatos participantes do Projeto que tinha muitos problemas com quedas e tinha dificuldades dentro do próprio domicilio.
3 Objetivos
Objetivo geral: Trabalhar com a prevenção de acidentes domésticos e quedas, prevenindo futuras quedas.
Objetivos específicos:
• Levar informação e esclarecer supostas duvida oferecer palestras sócias educativas na perspectivas de orientar os idosos na prevenção de quedas e outros acidentes domésticos.
• Fazer exercícios de forma regular, próprio para idade, com orientação ou realizadas em grupos, alongamentos musculares, caminhadas, são fatores importantes, para a manutenção da forma física, eventualmente freqüentar academias ou grupos de danças, enfim atividades físicas que sejam prazerosas.
• Abordar o problema da queda em idosos sob a perspectiva do processo de envelhecimento.
4 Metodologia da pesquisa
Tratou-se de uma pesquisa de campo qualitativa, e descritiva, que teve como intuito desvelar os sentimentos específicos que norteiam o idoso. A pesquisa qualitativa é a investigação que visa ao estudo de aspectos específicos, particulares, desenvolvido em grupos também específicos. Foram colhidos depoimentos dos participantes, sendo norteadoras as seguintes questões: (1) Como o senhor(a) se sente hoje em relação à queda? (2) Como o (a) senhor (a) acha que será sua vida após esta queda?
...