Servico Socia~l
Dissertações: Servico Socia~l. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sumaia • 20/3/2015 • 303 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutora:
Aluno: Marilia Gomes RA:
Disciplinas norteadoras: FAMÍLIA E SOCIEDADE,
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
!ª SÉRIE
CATALÃO/GO
2015
INTRODUÇÃO
O objetivo desta ATPS é a produção de um texto que apresente em que deve se pautar a ação do assistente social no atendimento às demandas da família na sociedade contemporânea, Refletir sobre a família e a sua inserção na sociedade, compreendendo o papel do assistente social no atendimento às demandas advindas desde o processo de socialização.
CONCEITO DE FAMÍLIA APRESENTADO NO TEXTO E AS MUDANÇAS QUE A CONTEMPORANEIDADE TEM TRAZIDO SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES.
O conceito de família se ajustou à medida que as transformações sociais se despontaram.
Os grupos familiares devem ser compreendidos pelos laços de afinidade que os une. A família é uma constituição, e representa uma estrutura fundamental na sociedade.
A Política Nacional de Assistência Social de 2004 reconhece que “a família, independente de seu formato, é a mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade e geradora de modalidades comunitárias de vida”.
A finalidade da família para a sociedade é permitir que seus integrantes desenvolvam de forma plena a sua personalidade para que possam assim, cada qual com sua individualidade, mas alicerçada em elos comuns e indossociaveis-afeto, atingir a felicidade.
São muitas as mudanças que a contemporaneidade tem trazido sobre a família. Podemos dizer que não existe uma única configuração familiar diante de tantas mudanças.
Um dos aspectos dessa mudança é que passa a existir um maior convívio entre as gerações, gerando assim também mais conflitos.
Ocorreu também a inserção da mulher no mercado de trabalho, o controle da redução do número de filhos, os exames de DNA.
Uma nova representação construída sobre os papéis feminino e masculino; a multiplicação da família monoparental; o crescimento do número de mulheres como chefes de famílias; o aumento do divórcio/separações e de recasamento.
...