Serviço Social
Artigo: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marques2012 • 6/3/2014 • 357 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
TRANSFORMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS RECENTES NO SERVIÇO
SOCIAL BRASILEIRO*
Reinaldo Pontes **
Do ponto de vista endógeno da profi ssão, o processo de renovação conhecido como Reconceituação foi aparentemente inaugurado por focos de insatisfação teórico-ideológico e metodológica com os quadros referenciais até então hegemônicos na profi ssão. Convergiram, neste processo, vetores de dissolução dos marcos teóricos vigentes, nos mais diversos planos de existência da profi ssão, fazendo com que nas agências formadoras, nas instâncias de organização e pesquisa do Serviço Social, se erguessem novas tentativas de fundação teórica da profi ssão.
Neste sentido, houve uma transformação inédita na história da profi ssão com a infl uência de dois novos eixos de pensamentos, a fenomenologia existencial e materialismo histórico e dialético, além da continuidade do eixo positivista, na sua forma mais moderna que é o estrutural funcionalismo.
O ingresso destas novas vertentes na cena teórica da profi ssão não se processou nem de forma única nem linear (NETTO, 1991, cap 2); foi matizado por determinantes estruturais e conjunturais das demandas que aportaram na profi ssão, como também pela evolução do debate mais amplo sobre a “questão social” na conjuntura nacional e internacional.
Um dos eixos de debates que predominou no processo de renovação da profi ssão foi a tão propalada relação teoria-prática, no Serviço Social, mediada por enfoques analíticos muito diferenciados, nas respectivas vertentes fi losófi cas.
Esta discussão, que se estende até os nossos dias, passou por alguns momentos relevantes dentro do chamado movimento de reconceituação, os quais serão esboçados a seguir, apenas com o fi to de situar-se historicamente a questão, considerando tão-somente o corte feito para o presente estudo.
________________
* Texto gentilmente cedido pelo Autor para este guia de estudos. O texto é parte integrante da introdução do livro Mediação e Serviço Social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1997.
** Reinaldo Nobre Pontes é Professor do Curso de Serviço Social e Pesquisador da Universidade da Amazônia. Doutorando em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid e autor do livro Mediação e Serviço Social no qual ele faz uma análise da teoria Marxista e sua relação com o Serviço Social.
Núcleo de Educação a Distância - NEAD 41
...