Serviço Social
Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: yzapaes • 6/3/2014 • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 307 Visualizações
UNIVERSIDADE EDUCACIONAL – UNIDERP
PÓLO REPUBLICA
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DO SERVIÇO SOCIAL III (FHTM III)
A RELAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM AS POLITICAS SOCIAIS, SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE E DESAFIOS NA ATUALIDADE.
ELIANE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
BÉLEM/PA.
11-2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
A RELAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM AS POLITICAS SOCIAIS, SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE E DESAFIOS NA ATUALIDADE.
Trabalho apresentado a Anhanguera Educacional para obtenção de nota ao curso de Serviço Social sob orientação da Tutora Presencial. Regia Sarmento.
BELÉM/PA
11/2012
APRESENTAÇÃO
O Serviço Social, em sua origem no Brasil, contribuiu para a difusão do assistencialismo, porque caracterizava sua intervenção junto à classe trabalhadora no sentido de garantir a harmonia entre as classes sociais e a manutenção do poder da classe dominante, para o que, defendia o entendimento da "questão social"
As políticas sociais passam a ser um caráter de direto a partir da década de 1980, a qual foi marcada por pontos cruciais, entre os quais o momento efervescente dos movimentos sociais na luta pela democracia e pelos direitos sociais. Em síntese, dessas lutas obteve-se a Constituição Federal de 1988, considerada a "Constituição Cidadã", que registra o grande avanço em relação aos direitos sociais.
O Serviço Social tem uma relação estreita com as políticas sociais, onde estas são todas as ações com o objetivo de “tocar as desigualdades ou desconcentrar renda e poder”.
Poderemos observar nesta pesquisa um pouco da situação do Assistente Social em relação de Brasil e sua atuação na área da saúde, onde o profissional encontra inúmeras dificuldades, apesar de ser respaldado em leis.
A Importância do Serviço Social nos Dias de Hoje
O serviço social tem sua origem fundamental com o surgimento do capitalismo e da exploração da mão-de-obra dos trabalhadores. Com a Revolução Industrial e o inchaço populacional das metrópoles, cresce a pobreza e a exploração da mão-de-obra.
Para conter as massas trabalhadoras e os pauperizados, insatisfeitos e explorados, que se rebela contra a burguesia capitalista, o Estado intervêm com ações de mediação assistencialistas, criando a figura de um profissional que atuaria como mediador das relações estabelecidas entre a classe trabalhadora e burguesia. Surge o Assistente Social, que historicamente, foi recrutado pelo Estado no seio das práticas caritativas da Igreja católica.
Hoje a atuação do Assistente Social é norteada pelo Código de Ética, homologado em 13 de março de 1993, através da resolução CFESS nº273, e publicado em 30 de março de 1993 e pela lei de regulamentação da profissão, nº 662 de junho de 1993.
O Código de Ética sofreu reformulações entendidas como necessárias para melhor atuação do profissional do Assistente Social, pois os campos de atuação, a sociedade, foram se modificando com o passar do tempo e atuar da mesma forma não seria mais conveniente, já que as demandas foram se modificando no cotidiano do exercício profissional, da práxis profissional, que é a construção crescente de um novo pensar diante de uma nova prática e de uma nova prática diante de um novo pensar.
O Assistente Social está num processo dialético com a realidade, confrontando-se diariamente com um novo desafio: as novas denúncias a serem resolvidas e sua intríseca relação com os contextos sociais. Além da necessidade de capacitação profissional permanente, que se apresenta em uma dupla dimensão: a de contribuir
...