Serviço Social
Casos: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiolaoliveira • 29/5/2014 • 1.463 Palavras (6 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ATPS – Fundamentos das Políticas Sociais
Profa. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Introdução
Vivemos em uma sociedade desigual, fruto de uma política social mal estruturada e também de uma falta de organização da sociedade civil. O Brasil caminha a duras penas e a passos curtos rumo a uma sociedade igual e justa onde as Políticas Sociais finalmente sairão do papel e serão vivenciadas em sua plenitude.
Analisaremos as questões sociais e o que é feito em prol do bem comum, faremos também uma analise sobre o filme Gandhi e traçaremos um paralelo da realidade da Índia daquela época para a realidade brasileira atual.
Serviço Social e Sua Praticas Juntos ás Políticas Sociais
Com base nos textos sugeridos, e em alguns artigos disponíveis, podemos avaliar que existem vários usos para a palavra Política. Alguns analisam a política uma atividade própria de certas pessoas delegadas de fazê-la, os políticos, e outros consideram a política um interesse e mesmo uma obrigação de todos. Normalmente usamos a palavra política para significar uma atividade específica, geralmente o governo, realizada por certo tipo de profissional, ou seja, o político, ou para significar uma ação coletiva. Em geral Política diz respeito a tudo quando envolva relações de poder ou a tudo quanto envolva organização e administração de grupos. Com o aumento das atribuições confiadas aos governos, sob a forma do Estado, acorreu a uma crescente do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação levou o uso da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização. A Política foi inventada para que a sociedade, internamente dividida, discutisse e decidisse em comum para aprovar ou rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros.
As políticas de satisfação das necessidades sociais no Brasil tiveram sua trajetória influenciada em políticas econômicas internacionais. "Diferente, pois, das políticas sociais dos países Capitalistas avançados, que nasceram livres da dependência econômica e do domínio colonialista, o sistema de bem-estar brasileiro sempre expressou as limitações decorrentes dessas injunções". (Potyara, p.125).
Pode-se dizer que o estado de bem-estar-social no Brasil, não aconteceu de fato, contudo o que ocorreu foram os reflexos do sistema internacional. É importante ressaltar que no Walfare State, o Estado é o principal agente de proteção social de garantia de direitos. Assim, a proteção social no Brasil não se apoiou firmemente nas pilastras do pleno emprego, dos serviços sócias universais.
A política social do País teve sua expansão nos períodos de regime autoritário e sob o governo de colisões conservadora, dessa forma o Governo procurava mostrar uma cara humanista, para justificar sua ação interventora. Para compreender as experiências das políticas de necessidades básicas no Brasil, Potyara (2002) dividiu em cinco períodos históricos, de acordo com a situação política, econômica e social.
No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, o que é Política?
Para o profissional de Serviço Social, a Política é vista como um aliado, pois se não houvesse política, talvez não houvesse Serviço Social, além de que o Profissional do Serviço Social trabalha com as ferramentas que as Políticas lhe proporcionam, seria impossível, o Assistente social trabalhar sem as POLITICAS. Um dos raciocínios é de que a política tem como objetivo visar o bem estar da população. É dever do Estado a segurar os direitos da sociedade dando o direito à vida, à saúde, à alimentação à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-la a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência. E cabe aos Assistentes Sociais analisarem casos como os descritos.
No filme Gandhi do diretor Richard Attenborough. Nota-se que se trata de um filme repleto de questões sociais da maior importância. Mohandas K. Gandhi (ou Mahatma Gandhi como também foi chamado) além de grande líder político e religioso foi um bravo homem que lutou pela independência da Índia contra o domínio Inglês e pelos direitos dos indianos, sendo eles Muçulmanos e hindus.
Apesar de todo cenário de pobreza e desigualdade que se encontrava na Índia Gandhi prefere fazer uso do pacifismo para lutar por sua causa, tal movimento pacifista foi aceito e também praticado pela massa indiana que lutava pelos ideais de liberdade e igualdade. Dentre os principais movimentos se destacam a marcha do sal, a recusa à bebida alcoólica, a igualdade as mulheres, dentre outros movimentos pacifistas. Vários aspectos das questões sociais vistas no filme nos remetem facilmente aos vários problemas sociais encarados no Brasil atualmente. Apesar de vivermos em uma época diferente da do filme em questão ainda vivemos infelizmente uma desigualdade social que por muitas vezes parece não ter fim, ao como se diz “não se vê luz no fim do túnel” talvez falte a iniciativa da sociedade ou de algum líder bem intencionado que mexa com o pensamento coletivo e assim se faça uma nova revolução, mas que vá do povo para o poder, ou seja, dos mais fracos para os mais fortes.
Também concluímos que esperar tudo dos governos (dos municipais ao federal) acaba sendo uma espera em vão, pois muitos por muitas vezes esperam e de nada adianta, o que reforça a ideia de que
...