Serviço Social
Artigo: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joseaness • 17/6/2014 • 525 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
MARY ELLEN RICHMOND ( 1861 - 1928 )
Trabalhava na Sociedade de Organização da Caridade de Baltimore ( EUA )Propõe a criação de escola de ensino na Conferência Nacional de Caridade e Correção, em 1897 em Toronto, Canadá Em 1898 foi criada a 1a Escola de Filantropia Aplicada em 1898 em Nova Iorque.
Sempre utilizou a expressão Trabalho Social para referir-se a profissão, pois visava ratificar a idéia de que era uma prática criada para atender ao trabalhador e à sua família e de que o agente profissional também era um trabalhador.Assim, a denominação da profissão ficou conhecida nos EUA como SOCIAL WORK
Em 1919, a Escola de Filantropia Aplicada foi incorporada à Universidade de Columbia em Nova York com a denominação de Escola de Trabalho Social. Em 1920 fundava-se a Associação Nacional de Trabalhadores Sociais e que na década de 40,incorporou a Sociedade de organização da Caridade.
O DIAGNÓSTICO SOCIAL
Na Escola de Filantropia Aplicada eram ofertados cursos que visavam à formação de Agentes Sociais Voluntários.
A Concepção que norteava essa formação era da reforma de Caráter, tendo no DIAGNÓSTICO SOCIAL como estratégia para isso e re-integrar o indivíduo na sociedade.
Livro “ SOCIAL DIAGNOSIS “ , 1917 e recebe a tradução portuguesa em 1950.
É o registro da construção da 1a sistematização das bases científicas do Serviço Social
DIAGNÓSTICO SOCIAL: idéia Fundamental
“ O Ser humano aparece acima de seu meio social inteiramente diferenciado do meio econômico “
Critica as profissionais que atuavam no final do século XIX na Inglaterra, pela visão oriunda do liberalismo econômico e da sociologia positivista que as conduziam a uma intervenção através do Inquérito Geral.
“ A recepção de um auxílio fica sujeita a um minucioso inquérito; é indispensável provar a incapacidade de um necessitado; merece atenção verificar a inadequação do solicitante em relação à sociedade. Por se vincular a estas normas, o papel da trabalhadora social era reduzido a investigar a verdade da miséria, uma vez que cada benefício era concedido em função da prova “ ( LOPES, 2006,p.03 ).
Para RICHMOND: Visavam mais impedir os investimentos desnecessários que uma preocupação com as oportunidades de aprendizagem.
Idéias como a do Inquérito Individual, onde estimula a capacidade do auto-auxílio não ganharam espaço.
TERMOS UTILIZADOS NO DIAGNOSTICO SOCIAL
1º DIAGNÓSTICO: “ Exprime que se procira obter um conhecimento tanto quanto possível exato da situação social e personalidade de um certo necessitado “ (RICHMOND, 1917:p.27)
* Investigação ou coleta de dados
* Exame crítico / comparação das realidades
* Interpretação e esclarecimento da dificuldade social
2º Testemunhas: Conta o que viu ou ouviu incidentalmente na sua vida diária. “ A primeira dificuldade do trabalho social está sempre em conseguir conhecer fatos suficientemente abundantes
...