Serviço Social
Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Iranimelo • 3/6/2013 • 719 Palavras (3 Páginas) • 495 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
“O assistente social convive cotidianamente com as mais amplas expressões da questão social, matéria prima de seu trabalho. Confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos da questão social no nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual ou coletiva” (ABESS/CEDEPSS, 1996, p. 154-5).
O tema central deste trabalho é fazer uma avaliação sobre os principais objetivos do Trabalho do Assistente Social, cujas principais ações visam: fortalecer a autonomia, a participação e o exercício da cidadania; capacitar, mobilizar e organizar os sujeitos, individual e coletivamente, garantindo o acesso a bens e serviços sociais; a defesa dos direitos humanos; a salvaguarda das condições sócio ambientais de existência; e a efetivação dos ideais da democracia e do respeito à diversidade humana.
Para tanto, o profissional deve ter trabalhar conforme o código de ética do ..., competência teórica e habilitação técnica para desenvolver suas competências e atribuições articuladas a um conjunto de valores, teorias e práticas de defesa dos direitos humanos.
2 DESENVOLVIMENTO
A profissão Serviço Social foi regulamentada no Brasil em 1957, mas as primeiras escolas de formação profissional surgiram a partir de 1936.
Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil,
Contemporaneamente o serviço social tem como objeto de trabalho ou “matéria prima” a questão social, tendo como pano de fundo as desigualdades sociais que surgem pelas contradições existentes entre capital e trabalho. Diante da globalização e das novas configurações no mundo do trabalho o serviço social passou a reconstruir e a “reprocessar” seu objeto de intervenção entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas seqüelas da questão social brasileira, que, em outros termos, revela-se nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras.
2.1 DEFINIÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL PROPOSTA EM WORKSHOP
A definição de Serviço Social a seguir foi discutida em Workshop realizado através do CFESS nos dias 8 e 9 de março de 2012 com representantes de oito países, além de assistentes sociais e estudantes brasileiros/as, no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de março de 2012.
Definição - O Serviço Social/Trabalho Social é uma profissão que se insere no âmbito das relações entre sujeitos sociais e entre estes e o Estado nos diversos contextos sócio-históricos de atuação profissional. Desenvolve uma práxis social e um conjunto de ações de natureza sócio-educativa, que incidem na reprodução material e social da vida, em uma perspectiva de transformação social comprometida com a democracia e com o enfrentamento das desigualdades sociais, fortalecendo a autonomia, a participação e o exercício da cidadania, na defesa e na conquista dos direitos humanos e da justiça social.
Comentário - A construção de uma definição mundial de Serviço Social adota o princípio da unidade na diversidade. Reconhece que a existência do Serviço Social no mundo está relacionada às manifestações da
...