Serviço Social
Casos: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sousadrly • 28/2/2015 • 710 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
PERSPECTIVA ENDÓGENA
Carlos Montaño Professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e autor do livro “A Natureza do Serviço Social: um ensaio sobre sua gênese, a especificidade e sua reprodução”. E de outros também. O livro começa falando sobre o serviço social e suas teses.
.
O que é o Serviço Social, como surgiu, a que serve, porque surgiu, que forças concorreram no seu surgimento, qual a função concreta do Serviço Social, e por ter surgido no seio da Igreja Católica, com as protoformas neotomistas, não poderíamos considerar que a profissão é caridade profissional? Estas perguntas frequentemente aparecem não só no meio acadêmico como também nos diversos campos de atuação profissional.
Carlos Montaño (1998) em seus estudos sobre a natureza do Serviço Social apresenta duas teses claramente opostas sobre a natureza profissional: Perspectiva Endógena e Perspectiva Histórico-crítica. Neste texto, a parti da reflexão de diversos autores, pretendemos neste texto identificar o papel e a natureza do Serviço Social, tomando como base a perspectivas endógena, levantadas por Montaño, sobre a institucionalização e legitimação da profissão no Brasil.
Perspectiva Endógena ou Conservadora a origem do Serviço Social está relacionada à evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, das damas de caridade (moças de família rica) emergentes na Igreja católica, através do humanismo cristão, enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no Neotomismo.
Dentre seus principais defensores podemos destacar: Herman Kruse,indentifica o Serviço social como aplicação de teorias, Ezequiel Ander-Egg, as etapas da história do Serviço social são :etapas pré-técnica, Natalio Kisnerman, remonta a origem do serviço social ao positivismo, mas defende a perspectiva dialética, Boris Aléxis Lima, Ana Augusta de Almeida, Balbina Otooni Vieira, o serviço social só foi conhecido com esse nome no século XX, José Lucena Dantas, o modelo assistencial antecedeu o serviço social, que vigou na Europa em todo o período que vem da idade média ao século XX.
Os autores que defendem essa tese apoiam-se na ideia de evolução das primeiras formas de ajuda, desde a Antiguidade até a cientificidade da filantropia que dá origem ao Serviço Social. Esses autores colocam em evidência a história do Serviço Social, num evoluir nem sempre tranquilo tendo mantido inalterado o objetivo da coesão social no qual seus conhecimentos e experiências estão a serviço dos indivíduos, dos grupos, das comunidades e da sociedade cujo objetivo final é a modelação do comportamento humano.
Neste contexto a ação profissional está atrelada à resolução dos conflitos individuais ou coletivos dos trabalhadores, com um propósito de assegurar as relações de solidariedade que constituem a sociedade. Sendo assim a ação profissional está integrada a um conjunto de políticas e instituições dedicadas à promoção da coesão social e na manutenção da realidade dominante. Vieira (1977, p. 13-14) concebe o Serviço Social como ajuda ou auxílio aos outros, independente das manifestações sociais, sem levar em conta, portanto, as manifestações dos trabalhadores, muito menos
...