Serviço Social
Exames: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiojequie • 27/8/2013 • 225 Palavras (1 Páginas) • 386 Visualizações
O surgimento do Serviço Social no Brasil aconteceu na década de 1940, época do Estado Novo de Getúlio Vargas e da implementação das leis trabalhistas. Foi uma época em que o país passou de uma indústria de base e a constituir-se capitalista. O povo passou a sentir falta de um profissional capacitado pra ajudar a classe operária uma vez que se tornaram visíveis as desigualdades surgidas da relação entre capital e trabalho. Foi nesse período da Revolução Industrial que surgiu a Revolução Industrial a partir da desenvolvimento do capitalismo. As diferenças impostas pelo capital dividia a sociedade entre oprimida e opressora.
Diante de tudo isso aparece as questões sociais como:
• Surgimento de novos problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano;
• Aparecimento da burguesia e proletariado;
• Introdução de uma nova forma de exploração, diferente da escravista e feudal, escondida na produção (liberdade);
Pobreza crescente da classe trabalhadora
Segundo Iamamoto a expressão “questão social”
“diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. Tem sua gênese no caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana – o trabalho –, das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos” (2001, p.10).
O Serviço Social no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo.
...