Serviço Social Anos 80
Ensaios: Serviço Social Anos 80. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gihalvarez • 4/11/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 476 Visualizações
O serviço social nos anos 80 foi de muitas lutas ideológicas, nesse momento houve uma conscientização da população proletária de que sua participação e de grande importância para novas e concretas conquistas , houve então uma participação popular que marcou com grande intensidade essa fase do movimento por melhorias que poderia ser um marco significativo nessas mudanças.
Multidões ganharam as ruas após muitos anos reprimidos e amordaçados pela ditadura militar.
O povo foi a luta reivindicando que o processo democrático fosse respeitado, com isso o avanço foi tão significativo que tornou possível a primeira eleição direta para presidência da republica após mais de 20 anos,mostrando assim que o movimento participativo tem grande importância na busca por direitos políticos sociais mais democráticos para o Brasil,pois até então não havia no contexto universitário algo que pudesse ferir a classe dominante, em função dos critérios políticos nos anos anteriores.
O serviço social então passou por um período de muitas propostas e debates tornando possível a renovação do serviço que lutava para continuar existindo e influenciando o profissional do ASSISTENTE SOCIAL.
Todas estas conquistas trouxeram para o serviço social contemporâneo muita tranqüilidade devido as grandes lutas e reivindicações das décadas anteriores, trouxe também melhoria na formação de profissionais que já podiam contar com a internet facilitando a comunicação e armazenando de todo conteúdo necessário para segmento do trabalho com a população.
A economia mundial já estabilizada começa trazer para o Brasil um novo sentido orçamentário e administrativo, enfraquecendo o neoliberalismo com a retomada dos investimentos públicos nos setores de mais importância da infraestrutura .
Os assistentes sociais finalmente têm uma profissão reconhecida não só no papel como a forma que era vista, apesar de nos dias de hoje enfrentar a difícil herança do final do século anterior, já se pode dizer que o serviço social não esta mais subordinado a classe dominante e sim um elo entre o estado e o usuário que já reconhece ter direitos, buscando o serviço social para encontrar caminhos para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais social e moral.
...