Sincretismo
Artigos Científicos: Sincretismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellesig • 11/4/2014 • 300 Palavras (2 Páginas) • 3.094 Visualizações
1) O que foi o sincretismo?
O sincretismo foi o fio condutor que possibilitou que a profissão de serviço social se tornasse organizada.
Buscava construir sua alta imagem, para cortar os traços de profissão feminina e combater a subalternidade e se desvincular do voluntariarismo.
2) Qual a importância do sincretismo para o serviço social?
Foi a partir do sincretismo que o serviço social se desenvolveu como profissão, lança mão de outras teorias para dar embasamento teórico à profissão.
Por ser oriunda marcadamente histórico-social, procurava entender a questão social, uma vez que a burguesia camuflava as demandas histórico-sociais para que o Estado e a Igreja sempre fossem vistos como bonzinhos.
Se expressa em todas as praticas profissionais, foi o principio constitutivo que organizou a profissão, compreende o universo problemático e normatizou a profissão.
3) Quais são os fundamentos objetivos da estrutura sincrética?
1° O universo problemático original que se lhe apresentou como eixo de demandas histórico – sociais (Q.S)= O que é?
Procura compreender o que é a questão social, buscando alargar os horizontes do seu exercício profissional, e entendendo melhor os campos de atuação e especificidade para a intervenção.
2° O horizonte do seu exercício profissional (como ira caminhar a profissão)
Esta inserida na divisão societécnica do trabalho, lança mão do funcionalismo que acaba a alienando a profissão, porém sua essência continua burguesa.
Procura entender a demanda para saber onde vai chegar à profissão. Luta pelo estatuto profissional para garantir a cientificidade da profissão.
...