Sistema De Custeio Produção Por Ordem
Trabalho Escolar: Sistema De Custeio Produção Por Ordem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarciaDalsolio • 7/11/2014 • 671 Palavras (3 Páginas) • 1.531 Visualizações
Sistema de Custeio de Produção por ordem
A produção por ordem ocorre quando a empresa programa a sua atividade produtiva a partir de encomendas específicas de cada cliente. O objeto de custo de um sistema de custeio por ordem de produção é, “uma encomenda, que constitui um produto ou serviço perfeitamente identificável”. Nesse tipo de atividade, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem de produção (ou encomenda). Esta conta só para de receber custos quando a ordem estiver encerrada.
Se um exercício terminar, e o produto estiver ainda sendo fabricado, o saldo da conta será totalmente classificado como produtos em elaboração. Uma vez pronto, o saldo da conta relativa à ordem de produção será transferida para produtos acabados ou custo dos produtos vendidos, conforme já tenha sido realizada ou não a receita.
Segundo Berti(2006) o sistema de custeio por ordem de produção configura-se no somatório dos gastos (recursos) envolvidos com insumos (matéria-prima, material secundario, mão-de-obra direta, etc.), sendo apropriado diretamente na ordem de produção relacionado aos produtos que serão produzidos.
.Os custos primários que incidem diretamente ao produto poderão ser obtidos logo que a ordem esteja completamente concluída. Já os custos indiretos, só poderão ser incorporado sao produto quando terminar o período contábil.Todo esse processo de detectação e apropriação que caracteriza o sistema requer, freqüentemente, um grande número de pessoas dedicadas a esse fim, fazendo com que os fluxos de informações sejam inúmeros, principalmente na detectação do custo da mão-de-obra, aumentando consideravelmente seu custo operacional.
Devem estar contidas no formulário de ordem de produção...
• modelo e características do produto a ser fabricado;
• data de emissão e término esperado, bem como estimativa dos custos indiretos de fabricação;
• locais distintos para registrar material direto e mão de obra direta;
• resumo dos custos.
O custeio por ordem de produção se caracteriza pela produção de produtos de forma não contínua, atendendo a encomendas dos clientes ou a determinações internas específicas para venda posterior; ao contrário do custeio para produção contínua, onde um ou vários produtos são produzidos em série, fundamentalmente para estoque.
Sistema de Custeio de Produção Contínua
Utilização:
O sistema de acumulação por processo é usado, invariavelmente, na contabilização dos custos de uma produção em massa . Normalmente, nesse sistema produtivo, todos os produtos são fabricados para estoque. Adapta-se a empresas que possuam um sistema de produção contínua, com processos consecutivos para a produção de produtos padronizados e unidades de produção idênticas. Como metodologia, primeiramente chega-se aos custos por processo ou departamento, para posteriormente distribuí-los aos produtos que passam por estes processos. O foco desse sistema são os centros de custo. Nos casos em que os produtos são processados em mais de um departamento, os custos correspondentes são transferidos
...