Sociedade brasileira
Seminário: Sociedade brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: profprofprof • 2/10/2014 • Seminário • 463 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
A sociedade brasileira (re)produz culturas políticas e jurídicas adequadas ao cenário de desigualdade em que vivemos, o que explica a dificuldade da legislação ser respeitada. Considerando o direito como subcampo da política, percebemos que a cultura jurídica brasileira é coerente com a cultura política estratificada e autoritária que reproduzimos em sociedade. Tal hierarquia e autoritarismo estão presentes, por exemplo, no distanciamento entre sociedade e direito no Brasil e nas formas de exclusão social que se reproduzem em meio a um estado democrático de direito meramente formal. O objetivo do curso é discutir/compreender, a partir de abordagens culturalistas, a importância das culturas para manutenção ou transformação de uma realidade social, enfatizando o caso brasileiro.
1 – O texto começa com a seguinte frase: “Sabemos que de tempos em tempos volta-se a interpretar e reinterpretar o Brasil”. Qual significado você consegue extrair dessa frase? Consegue pensar em exemplos de interpretações dadas ao Brasil?
2 – A “vida acadêmica” no Brasil teve duas posturas principais frente à tentativa de se construir uma identidade para o Brasil. Quais foram elas?
a) A construção de identidade no Brasil não é “ciência” e, por isso, não temos compromisso com isso.
b) “Procurou realizar uma análise de autores e livros situando-os histórica e sociologicamente e realizando uma interlocução com as leituras já consagradas no fim dos anos 70”.
3 – Quais foram os objetivos e perspectivas do Grupo de Trabalho (GT) sobre Pensamento Social Brasileiro? Em sua opinião, qual a importância da metodologia escolhida para o GT para alcançar esse objetivo e perspectivas?
O objetivo era criar espaço para reflexão sobre o pensamento social brasileiro. Suas perspectivas eram cobrir estudos de natureza teórica e histórica fugindo de esquematizações rígidas e assumindo diante delas uma atitude crítica.
DAR EXEMPLO DA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA.
4 – Na aula passada, ao abordar as mudanças ocorridas no modo de pesquisa da antropologia, o Professor André Filipe mencionou que o antropólogo passou a exercer seu ofício usando uma metodologia típica do historiador – a pesquisa documental. Pode-se dizer que o Grupo de Trabalho (GT) sobre Pensamento Social Brasileiro procedeu de forma semelhante. Por quê?
5 – De acordo com o texto, o GT produziu análises sobre diferentes temas: Questão nacional/visões do Brasil, Modernismo/modernidade, Ciências sociais, Instituições e Movimentos culturais. Em sua opinião, qual o papel dessa diversidade temática no GT?
6 – Como você analisa as críticas feitas por Dante Moreira Leite em seu livro “O caráter nacional brasileiro” em face dos objetivos e metodologia do GT? As considera construtivas ou destrutivas? Qual a postura do GT frente a elas?
7 – Como o estudo do folclore se mostrou importante para o GT?
8 – Por quê a questão principal do GT não foi “o que somos” mas “o que já foi dito que somos”?
9 – Em sua opinião, qual a relação do texto com a temática desta disciplina?
...