Sociologia da cultura
Por: tonbezerra • 29/5/2017 • Dissertação • 826 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Amapá
Curso Ciências sociais
Wellyngton Cleiton da Silva Bezerra
Sociologia da Cultura
Macapá-AP
2017
1 – Qual a relação entre cultura e sociedade para Pierre Clastres e para Nah Dove?
Pierre Clastre estuda a organização social e a relação cultural da sociedade indígena dos guaiquis em que sua divisão de tarefas se dá de forma sexual, onde homens e mulheres tem seu papel definido na sociedade pela cultura. Pois homens e mulheres são caracterizados por seus instrumentos de trabalhos um arco (para os homens) e um cesto (para as mulheres). Em que esses objetos possuem um valor simbólico para ambos, pois os homens não podem tocar nos cestos das mulheres e nem a mulheres nos arcos dos homens. Isso só é possível com uma regra culturalmente determinada por eles, quando o marido fica viúvo ele deixa seu arco e passa a usa o cesto de sua esposa, caracterizando como viúvo, perdendo assim seu titulo de caçador e sendo menosprezado pelos seus companheiros da tribo, mas isso foi determinado porque havia poucas mulheres na tribo e era uma forma de inibi que esses homens se relacionassem com as poucas mulheres que viviam nessa tribo. Mas existem as exceções, os Krembégi que eram homens que não se identificavam como caçadores e se definiam pela sua homossexualidade, além disso usufruíam do uso do cesto e de outros artifícios de mulheres para se diferenciarem dos homens que usavam somente os cestos, eles tinham um papel de parceiro sexual, pois como haviam poucas mulheres, uma mulher poderia ter vários maridos. Podemos perceber os fatores que caracterizam esse grupo criação de um fato cultural para impedir que a cultura mude e as relações com as normas culturais, em que elas existem, mas se dá de maneira diferente.
Para Nah Dove a cultura é imposta pela sociedade europeia em que o autor caracteriza a sociedade europeia como poderosa militarista e economicamente, controla, dirige e administra, por meio da estrutura do capitalismo, os recursos do mundo. Torna-se evidente que as características de exploração dessas estruturas demonstram a sua centralidade para o funcionamento das sociedades europeizadas e o processo de europeização das sociedades.
O autor demonstra a negação do pensamento cultural europeu, a relação entre a África e Europa nega a ligação entre a civilização europeia e africana.
Fica evidente no texto como a cultura europeia impôs um modelo de cultura no mundo ocidental desprezando e assim a cultura africana, criando estereótipos e racismo perante os negros, em que a cultura europeia é caracterizada pelo patriarcalismo, descaracterizando as mulheres durante o processo de desenvolvimento cultura, já que na cultura africana sua característica é o matriarcalismo. Nah Dove evidencia em seu texto o racismo que há da cultura europeia perante a cultura africana.
2 – Qual a interpretação da cultura ocidental feita por adorno e Horkheimer? Qual a relação do conceito de esclarecimento com o percurso histórico da cultura ocidental na análise dos autores?
Adorno e Horkheimer ao se depararem com os acontecimentos de sua época ficam perplexos com tantas atrocidades que o homem foi capaz de realizar naquele período que analisaram filosoficamente e sociologicamente, como o homem que busca se tornar mais inteligente mediante a ciência, usam seus conhecimentos para mostrar a sua supremacia em relação aos outros, em que o objetivo do conhecimento cientifica obtido pelo o homem, era produzi a sua felicidade e torna a sociedade esclarecida, segundo o pensamento positivista.
...