Struturas lógicas
Seminário: Struturas lógicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonas105 • 25/4/2013 • Seminário • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 610 Visualizações
PROGRAMA: 1. Compreensão de estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3. Diagramas lógicos. 4. Princípios de contagem e probabilidade. 5. Arranjos e permutações. 6. Combinações.
1. (FUNIVERSA / PCDF)
Os valores lógicos – verdadeiros ou falsos – podem constituir uma álgebra própria, conhecida como álgebra boolcara. As operações com esses valores podem ser representadas em tabelas-verdade, com exemplificado abaixo:
As operações podem ter diversos níveis de complexidade e também diversas tabelas-verdades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – Se os valores lógicos de A, B e C na expressão (A e B e C) são, respectivamente, falso, falso e verdadeiro, então o valor lógico dessas expressões é falso.
II – Se os valores lógicos de A, B e C na expressão (A ou B ou C) são, respectivamente, falso, verdadeiro e falso, então o valor lógico dessa expressão é verdadeiro.
III – Se os valores lógicos de A, B e C na expressão [A e (B ou C)] são, respectivamente, falso, verdadeiro, verdadeiro, então o valor lógico dessa expressão é verdadeiro.
IV – Se os valores lógicos de [A ou (B e C)] são, respectivamente, verdadeiro, falso e falso, então o valor lógico dessa expressão é falso.
(A) Todas as afirmativas estão erradas.
(B) Há apenas uma afirmativa certa.
(C) Há apenas duas afirmativas certas.
(D) Há apenas três afirmativas certas.
(E) Todas as afirmativas estão certas.
2. (FUNIVERSA / PCDF)
Cada uma das alternativas a seguir apresenta duas operações lógicas. Assinale a alternativa em que as duas operações lógicas possuem a mesma tabela verdade.
(A) A e (B ou C) – (A ou B) e (A ou C)
(B) A e (B e C) – A ou B ou C
(C) A ou (B e C) – (A ou B) e ( A ou C)
(D) A ou (B ou C) – A e B e C
(E) A e (B ou C) – A e B e C
3. (FUNIVERSA / PCDF)
4. (FUNIVERSA / PCDF)
5. (FUNIVERSA / PCDF)
6. (FUNIVERSA / PAPILOSCOPISTA)
7. (FUNIVERSA / APEX)
8. (FUNIVERSA / APEX)
9. (FUNIVERSA / APEX)
10. (FUNIVERSA / APEX)
11. (FUNIVERSA / APEX)
12. (FUNIVERSA / APEX)
13. (FUNIVERSA / APEX)
14. (FUNIVERSA / APEX)
15. (FUNIVERSA / APEX)
16. (FUNIVERSA / APEX)
17. (FUNIVERSA / APEX)
18. (FUNIVERSA / APEX)
19. (FUNIVERSA/2009) Uma proposição logicamente equivalente à negação da proposição "se o cão mia, então o gato não late" é a proposição.
a) O cão mia e o gato late.
b) O cão mia ou o gato late.
c) O cão não mia ou o gato late.
d) O cão não mia e o gato late.
e) O cão não mia ou o gato não late.
20. (AFC 2002 ESAF) Dizer que não é verdade que Pedro é pobre e Alberto é alto, é logicamente equivalente a dizer que é verdade que:
a) Pedro não é pobre ou Alberto não é alto.
b) Pedro não é pobre e Alberto não é alto.
c) Pedro é pobre ou Alberto não é alto.
d) se Pedro não é pobre, então Alberto é alto.
e) se Pedro não é pobre, então Alberto não é alto.
21. (Assistente de Chancelaria MRE 2004 ESAF) No final de semana, Chiquita não foi ao parque. Ora, sabe-se que sempre que Didi estuda, Didi é aprovado. Sabe-se, também, que, nos finais de semana, ou Dadá vai à missa ou vai visitar tia Célia. Sempre que Dadá vai visitar tia Célia, Chiquita vai ao parque, e sempre que Dadá vai à missa, Didi estuda. Então, no final de semana,
a) Dadá foi à missa e Didi foi aprovado.
b) Didi não foi aprovado e Dadá não foi visitar tia Célia.
c) Didi não estudou e Didi foi aprovado.
d) Didi estudou e Chiquita foi ao parque.
e) Dadá não foi à missa e Didi não foi aprovado.
22. (FUNIVERSA) Ana é prima de Bia, ou Carlos é filho de Pedro. Se Jorge é irmão de Maria, então Breno não é neto de Beto. Se Carlos é filho de Pedro, então Breno é neto de Beto. Ora, Jorge é irmão de Maria. Logo:
a) Carlos é filho de Pedro ou Breno é neto de Beto.
b) Breno é neto de Beto e Ana é prima de Bia.
c) Ana não é prima de Bia e Carlos é filho de Pedro.
d) Jorge é irmão de Maria e Breno é neto de Beto.
e) Ana é prima de Bia e Carlos não é filho de Pedro.
23. (Fiscal Trabalho 98 ESAF) Sabe-se que existe pelo menos um A que é B. Sabe-se, também, que todo B é C. Segue-se, portanto, necessariamente que
a) todo
...