Sustentabilidade: mantra ou escolha moral.
Por: neneiso • 9/5/2016 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 584 Visualizações
- Departamento de Teoria e Fundamentos
Disciplina: Fundamentos da Educação Ambiental
Estudo Dirigido
A tese principal do texto refere-se ao fato de que o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento econômico estarem totalmente não ligados um com outro, sendo que, o melhor tanto para os dois desenvolvimentos quanto para gente é que os dois se intercalarem buscando um equilíbrio.
O texto fala que quando falamos em desenvolver essa palavra estar atrelado ao conotativo de crescer/expandir, e não é assim que devemos entender essa palavra. A lógica do capital atual é de modo em que logo teremos um "desenvolvimento" sem ecossistema, o que seria inviável, pois não teríamos onde tirar as matérias primas, mesmo algumas que já está sendo construídas em laboratórios, sintéticas, elas não teriam matéria prima para serem produzidas, sendo assim, o texto diz que tudo o que produzimos é lixo, independente de ser um bem duradouro ou não, pois, cedo ou tarde, iremos descartar esse bem, mesmo um carro zero kilômetros, exemplo que o próprio texto nos da. Ele cita um modelo bastante curioso que é o que está sendo utilizado desde os primórdios da revolução industrial, ou até mesmo antes dela, que é o modelo extrai-produz-descarta, que vai totalmente na contra-mão da sustentabilidade. Ele finaliza dizendo que devemos procurar um modelo de desenvolvimento que tende mais aos indígenas que viveram aqui no Brasil em 1500, e que hoje vivem isolados na Amazônia. Indo contra ao estilo de vida que corresponde ao American Way of Life, onde nós teríamos os dois extremos de desenvolvimento.
O texto nos fala sobre um equilíbrio entre os dois desenvolvimentos, porém com tendência o desenvolvimento sustentável. De quê modo você ver as consequências desse desenvolvimento no seu dia a dia? |
...