Síntese Sobre Karl Marx, Émille Durkeim e Max Weber
Por: Camila Vieira • 31/8/2022 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
KARL MARX [pic 1]
Os pensamentos de Karl Marx influenciaram gerações e teve uma enorme influência na história intelectual, econômica e política. Marx elaborou teorias críticas sobre a sociedade, conhecidas como Marxismo, onde a mesma se sustenta através da luta de classes.
Sua principal crítica a sociedade era o capitalismo, pois nesse sistema econômico, os burgueses, representam uma pequena parte da população, tinham o controle sobre os meios de produção e a classe trabalhadora, representam as grandes massas. Nesse sistema, a força de trabalho era a mercadoria e Marx previu que o capitalismo causava tensões internas e poderia se levar para autodestruição e que o sistema de substituição deveria ser o modo de produção socialista. Para isso, Marx sempre insistia que a classe trabalhadora, a parte sem privilégios e maioral, deveria levar a sério revolução proletária com o intuito de derrubar o sistema capitalista e provocar uma emancipação social e econômica.
Por fim, apesar de receber seu nome, o Marxismo não foi elaborado somente por Marx, uma vez que contou com ajuda de Friedrich Engels para elaborar e publicar seus escritos. Seus títulos mais conhecidos são “Manifesto do Partido Comunista” e o triplo volume de “O Capital”.
ÉMILLE DURKEIM[pic 2]
Boa parte do trabalho de Émille estava concentrada em como as sociedades conseguiriam se manter íntegras e coerentes na modernidade, uma vez que essa nova fase iria carecer laços sociais tradicionais e religiosos.
Autor das Regras do Método Sociológico, Émille afirmava que existia um mecanismo que permite a sociedade se reproduzir e se manter coesa. Segundo ele, poderíamos identificar dois tipos de sociedade: mecânicas e orgânicas.
Além disso, também é autor de “Da Divisão do Trabalho Social”, “O Suicídio” e “As Formas Elementares da Vida Religiosa”. A segunda obra mencionada relata uma investigação social, onde foi feito um estudo das taxas de suicídio em populações católicas e protestantes com intuito de distinguir a ciência social em relação à psicologia e à filosofia política. A terceira obra mencionada é uma comparação da vida social e cultural de sociedades primitivas e modernas.
Por fim, o pensador estava preocupado com a sociologia ser aceita como uma ciência legítima e colocou esforções nessa causa e, junto com Comte, fez com que a sociologia ganhasse o título de ciência e a tornou autônoma através de seus métodos próprios.
MAX WEBER[pic 3]
Consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes e considerado um dos fundadores da Sociologia, Max Weber dedicou grande parte dos seus pensamentos para o estudo do capitalismo e o processo de racionalização do mundo.
Em “A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber argumenta que a religião não é a razão exclusiva do Ocidente e Oriente se desenvolverem de formas diversas culturalmente e introduziu o protestantismo ascético como uma outra razão, e também para o nascimento do capitalismo. No entanto, ao contrário da visão marxista, Weber, tem uma visão multicausal dos fenômenos sociais, destaca fatores culturais e enfatiza a importância dos fatores materiais para o surgimento das instituições modernas
...