TEORIA DA CONTABILIDADE
Ensaios: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luana8486 • 11/4/2014 • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 314 Visualizações
Introdução à Teoria da Contabilidade
Sérgio de Iudícibus – José Carlos Marion e Ana Cristina de Faria
Editora Atlas
RESUMO
(Prefácio)
A Contabilidade é um poderoso instrumento para a tomada de decisões, seja qual for o tipo de usuário.
A Teoria da Contabilidade dá suporte para que a Contabilidade exerça o seu papel como um sistema de informação e avaliação destinado a oferecer a seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, atendendo aos objetivos da Contabilidade, que são: avaliar a riqueza, medir a variação da riqueza e proporcionar dados para a tomada de decisões.
Com o objetivo de ter informação cada vez mais correta e reveladora, foi-se formando um corpo doutrinário que, constantemente, está evoluindo e aperfeiçoando-se ao longo do tempo.
Surgem os Princípios Fundamentais que precisam ser seguidos na prática a fim de que se produzam informações que atendam ao objetivo de bem informar.
Vai-se formando a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade que visa basicamente à estruturação dos relatórios contábeis.
O principal relatório é sem dúvida, o Balanço Patrimonial.
Os conceitos de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido são importantíssimos para o objetivo principal da Contabilidade: a tomada de decisões.
A Evolução da Contabilidade (pag. 3)
1.1 – A contabilidade na época em que não existia moeda, escrita e números.
O homem da antiguidade exercendo a atividade de pastoreio, não conhecendo os números, a escrita, não sabendo o que eram as estações do ano, percebia a chegado do inverno observando a natureza e sua experiência anterior, vendo as árvores secando e o frio chegando.
Sabia que precisava preparar toda a provisão para sustentar seu rebanho durante o longo período do inverno e colocá-lo em lugar protegido para não perder suas ovelhas.
Neste período de ociosidade o homem se questiona: Quanto será que o meu rebanho cresceu desde o último frio até hoje?
Será que cresceu mais do que o do meu vizinho?
Como qualquer homem, ele era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando, já no início da civilização.
Aqui entra a função da Contabilidade: avaliar a riqueza do homem. Os aumentos e diminuições da sua riqueza.
Assim, alguns teóricos dizem que a Contabilidade existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo.
Este pastor, para contar o conjunto que representava sua riqueza utiliza-se de pedrinhas que estava ao seu lado, separando uma pedra para cada ovelha do seu rebanho, guardando-as com cuidado, pois o conjunto representava a sua riqueza em determinado momento, executando assim o que hoje o profissional contábil chama de Inventário.
Ao fim do inverno o pastor voltava a cuidar do seu rebanho em outro ambiente, administrando sua riqueza.
Novas ovelhas nasciam e já se percebia que os nascimentos eram maiores que a mortalidade e o descarte (uso).
A lã era retirada e negociada. O tempo passava e novamente a neve caia.
Nada mais natural que fazer nova contagem do rebanho. (pg. 5)
Um novo conjunto de pedrinhas era separado e comparado com o anterior, verificando-se o aumento ou diminuição da sua riqueza.
Todavia, o pastor não queria apenas avaliar o crescimento do plantel.
Queria também avaliar a lã produzida naquele período, pois além de proteger a família também fora utilizada como meio de troca na aquisição de instrumentos de caça e pesca.
Além disso, havia uma quantidade de lã recém obtida no processo de tosquiamento neste inverno.
O homem estima a troca das ovelhas e da lã por instrumentos, agasalhos e seu estoque de lã e faz a representação do Total da Riqueza à sua disposição (pg.6), considerando quantas ovelhas ele utilizou do seu rebanho para consumo próprio e quantas ele negociou, representadas por pedrinhas:
Ex: Instrumentos de caça obtidos – equivalem a 3 ovelhas;
Lã estocada = 4 ovelhas
O acréscimo do primeiro inverno para o segundo inverno foi correspondente a 14 ovelhas, que no sentido econômico, podemos chamar de lucro.
Se existisse a moeda, ao invés de 14 ovelhas este número seria representado por dinheiro.
...