TEORIA OBJETIVA DE VALOR; TEORIA SUBJETIVA DE VALOR; E TEORIA MARXISTA DE VALOR-TRABALHO
Pesquisas Acadêmicas: TEORIA OBJETIVA DE VALOR; TEORIA SUBJETIVA DE VALOR; E TEORIA MARXISTA DE VALOR-TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brenndaa • 3/12/2013 • 599 Palavras (3 Páginas) • 610 Visualizações
SUMÁRIO
TERORIA DA ALIENAÇÃO DE KARL MARX ........................................................................ 4
DOCUMENTÁRIO “TEMPOS MODERNOS” ...................................................................... 5
COMO O DIRETOR TRABALHOU A ALIENAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO ........................... 6
CONCLUSÃO .................................................................................................................... 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TEORIA DA ALIENAÇÃO DE KARL MARX
Segundo a teoria do pensador Karl Marx, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.
Para que tal desconhecimento fosse viável, segundo Marx, a especialização do trabalho era um pressuposto indispensável. Sob tal vigência, o operário desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material. Com isso, ele não sabia quantificar em dinheiro o valor que sua contribuição influía na concepção de uma mercadoria industrializada.
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DOCUMENTÁRIO “TEMPOS MODERNOS”
Tempos Modernos é um filme ou documentário do cineasta Charles Chaplin produzido em 1936 em que seu famoso personagem, “O Vagabundo” tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
O documentário pode ser entendido como uma forte crítica ao capitalismo, bem como uma crítica ao aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
A tentativa de Charles Chaplin é de passar uma mensagem social a todos os que assistirem ao documentário. O enfoque está nas máquinas funcionando a todo vapor e tomando o lugar dos homens, o que facilmente os levam a criminalidade e a escravidão. Na inadaptabilidade de Chaplin ao ritmo da esteira está simbolizada a submissão do homem ao ritmo imposto pela máquina. Ao mesmo tempo, no momento em que ele sai do ambiente de trabalho reproduzindo o mesmo movimento realizado na esteira fabril, mostra como a especialização do trabalho impõe uma repetição que anula completamente o significado do trabalho em sua vida. Em outros termos, o homem se transforma em uma mera extensão da máquina.
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COMO O DIREITOR TRABALHOU A ALIENAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO
No filme tempos modernos o personagem de Chaplin realiza apenas uma parte do processo produtivo, fica em frente à esteira fazendo um trabalho extremamente repetitivo, toda a produção é automatizada e o trabalhador não compreende todo o processo de produção.
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