Adm( Parte Da Teoria Administrativa
Monografias: Adm( Parte Da Teoria Administrativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lenitahsa • 26/4/2013 • 859 Palavras (4 Páginas) • 880 Visualizações
Aula 4:
Teoria das relações humanas essa teoria surgiu em 1932 da necessidade de humanizar e democratizar a administração.
Elton Mayo defendeu nesta teoria o homem social (o homem tem necessidade de ser reconhecido, precisa de aprovação social, pois isso o motiva). Ele se baseou em experiências feitas por Hawthornede1927 à 1931.
Tem também a teoria das necessidades de Abrahan Maslow, teoria comportamentalista ou behaviorista, que é baseada nas necessidades humanas.
Teoria Burocrática
Esta foi formalizada no inicio do século XX, mas começou a ser divulgada em 1940 após a morte de Max Weber, ele estudou os agrupamentos sociais em organizações e propôs uma organização racional aplicável para todos os tipos de organizações e não somente para fabricas com linha de produção.
Para Weber a burocracia era fundamentada por regras definidas e formalizadas por escrito. Isso envolvia divisão do trabalho, hierarquia, meritocracia (os funcionários eram escolhidos por mérito e capacidade, passando por avaliações objetivas...), etc.
Hoje em dia nas empresas de forma geral burocratização em maior ou menor grau.
Aula 5:
Teoria estruturalista, surgiu por volta de 1950, tinha combinação da teoria burocrática e da teoria das relações humanas com forte influencia das ciências sociais e era focada no homem organizador.
Teoria geral dos sistemas ( TGS): surgiu dos trabalhos do biólogo Ludwig publicados de 1950à 1968. A organização passou a ser como um todo e não em departamentos ou setores.me chamou a atenção que nesta é citado o feedback que era um fator importante a ser realizado durante todo o processo.
Teoria neoclássica
É resultante do trabalho publicado em 1954 por diversos pesquisadores, utilizou-se os conceitos da teoria clássica eliminando os exageros e distorções e dando ênfase as funções dos administradores( planejamento, organização , direção e controle).
Aula 6:
Administração por objetivos-APO, esta enfatiza “o por que fazer” e associa o sucesso da organização ao entendimento de seus objetivos.
Teoria comportamental: foi abordada por Herbert A. Simon e tem como foco principal ênfase nas pessoas, preocupação com os processos de trabalho e estudo do comportamento humano. O ser humano pode tanto cooperar quanto competir com os outros dependendo da importância de seus objetivos individuais.
Frederick Herzberg alertava para o fato de que o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores chamados de fatores higiênicos e motivacionais.
Fator higiênico consiste nas necessidades que se encontram no exterior ex.: salário. O fator motivacional envolve interior,os sentimentos de reconhecimento profissional.
A teoria comportamental recebeu contribuição de Douglas Mcgregon que lançou a Teoria X = o homem é preguiçoso e não gosta de trabalhar, e só trabalha pelo fator econômico.
A teoria Y =o homem gosta de trabalhar e quer fazer o melhor pelo alto controle e alto desenvolvimento. resumindo o homem administrativo procura a alternativa mais satisfatória.
Desenvolvimento Organizacional em 1962, a DO estabelece que toda organização tem sua cultura e podem se renovar mantendo suas características e tem outras continuam com padrões antigos e amarradas.
Teoria da contingência de 1967 por Paul R. Laurence e Jay W. Lorsch para essa teoria não há nada de absoluto, tudo é relativo nas organizações. As organizações apresentam uma interação entre si e com o ambiente e são dependentes, tudo o que ocorre no ambiente influencia no que ocorre dentro da organização. Então não existe como ter um padrão único de organização.
Enfim todas as teorias se complementam.
Neste fórum proponho a analise das aulas 7 e 8, com a interpretação dos conteúdos e solicitando que analisem o mercado atual
...