TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho Escolar: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoseFlavio • 9/3/2015 • 2.158 Palavras (9 Páginas) • 484 Visualizações
Teoria geral da administração
Vol. 1º Edição, Ano 2013
2
Fernanda Pinho
RA:7928675501
Anhanguera Educacional
Fernandapinho2000@hotmai.com
Alexandre Cicero
RA:7930700182
Anhanguera Educacional
Alexandrecicero_90@hotmail.com
Thais Vieira
RA:7093568620
Anhanguera Educacional
Tata_smr_fds@hotmail.com
José Flavio
RA:7581616228
Anhanguera Educacional
Jflavio_jflavio@yahoo.com.br
Luzinete Soares
RA:7987727849
Anhanguera Educacional
Luzinete_cat@hotmail.com
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
RESUMO
AS HABILIDADES técnicas, humanas e conceituais, fatores da Administração do contexto da execução. A Administração é empírica e improvisada até o final do século XIX. No início do século XX, mudam os conceitos em detrimento do crescimento acelerado e desorganizado das empresas, surgem as Administrações Clássica e Científica, desenvolvidas por Teylor e Fayol, com ênfase na produção e eficiência dos departamentos. A teoria Humanista surge da fragilidade e imparcialidade da teoria clássica, oponentes entre si, abrem campo positivo para Max Weber com a burocracia. Com impasses não ultrapassados, surge a Teoria Estruturalista representando uma aproximação burocrática e humanista com críticas a organização formal, e em seguida a Comportamental Behaviorista com motivações humanas e a hierarquia das necessidades. A partir daí entramos numa fase de aprimoramentos com as inovações das Teorias dos Sistemas fechados e abertos, Teorias da Matemática e Tecnologia da Informação, e a Teoria da Contingência sinalizando a globalização.
Palavras-Chave: Liderança, líder, estilo de liderança, autocrático, estilo de liderança democrático, estilo de liderança liberal, estilo de liderança situacional.
1. INTRODUÇÃO
A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar e elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar e objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois nenhuma organização por menor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, parecer, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.
As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração. A teoria geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura. Pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário e todas as demais.
1. DESENVOLVIMENTO
2.1 A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 a.C., na Suméria, seus habitantes procuravam uma maneira para solucionar seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar, empiricamente até o final do século XIX quando os conceitos começam a mudar.
A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial no início do século XX.
a) O crescimento acelerado e desorganizado das empresas que exigiam uma administração técnicas capaz de substituir o empirismo e a improvisação até então.
b) A necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
ABORDAGENS CLÁSSICAS E CIENTÍFICAS DA ADMINISTRAÇÃO
Nas primeiras décadas do século XX, surgem os primeiros trabalhos a respeito da Administração. O americano, Frederick Winslow Taylor, desenvolveu a Escola da Administração Científica, visava aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. O outro foi o europeu, Henri Fayol, desenvolveu a Teoria Clássica, que visava aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração em bases científicas. A Abordagem Clássica da Administração assim se classificam:
• 1. Escola da Administração Científica (Taylor)
• 2. Teoria Clássica da Administração (Fayol)
O crescimento acelerado
...