TRABALHO TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
Por: maria julia zambon rosa • 6/12/2020 • Artigo • 3.758 Palavras (16 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA QUÍMICA – TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS ALUNAS: JESSICA BERNARDI; MARIA JULIA ZAMBON ROSA; NATÁLIA FELIPPE. Prof. Eduarda Frinhani DATA:16/03/2020 |
As questões a seguir devem ser respondidas pelo grupo que realizou a aula prática, devendo-se consultar o material da aula (Resolução Conama 430/11 e 357/05, Código Ambiental Catarinense - Lei 14.675/2009). Obs: para melhor interpretação dos resultados obtidos em aula prática, foram incluídos dados referentes a amostra de efluente bruto (sem tratamento) e água do corpo receptor coletadas a jusante e a montante da ocorrência. |
[pic 1][pic 2][pic 3]
INTRODUÇÃO
O efluente de uma empresa de curtimento de couro tem sido lançado em um pequeno córrego. Nos últimos meses, registraram-se várias reclamações dos vizinhos referentes ao mau cheiro, aumento do número de insetos, esverdeamento da água e a ocorrência de mortandade de alguns peixes. A partir de uma denúncia, a Polícia Ambiental e o Órgão Ambiental Estadual solicitaram ao Engenheiro Responsável e sua equipe (grupo da aula prática) a análise do esgoto tratado (coletado na saída do tratamento), cálculo da eficiência do sistema em relação à remoção de matéria orgânica (DBO) e comparação dos parâmetros analisados com os padrões de lançamento previstos na Resolução Conama 430 (BRASIL, 2011) e Código Ambiental Catarinense - Lei 14.675 (SANTA CATARINA, 2009). [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
- DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO E DEMANDA BIOQUIIMCA DE OXIGÊNIO
- (1,0 ponto) A quantificação da matéria orgânica em corpos receptores e águas residuárias é realizada de forma indireta utilizando a Demanda Química de Oxigênio (DQO) e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Escreva um texto comparando os dois parâmetros, considerando o método de análise, significado e o que quantifica.
R: A demanda química de oxigênio (DQO) é um indicador de matéria orgânica, é a quantidade de oxigênio necessária para degradar quimicamente compostos orgânico, por meio de um processo de oxidação química. Já a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), mede o oxigênio requerido pelas bactérias para degradar a matéria orgânica, ou seja, determina indiretamente a concentração de matéria orgânica biodegradáveis por meio da demanda de oxigênio exercidas por microrganismos aeróbicos, o oxigênio dissolvido que se encontra no meio aquático, pode ser consumido por oxidação de matéria orgânica carbonácea por organismos aeróbios e oxidação da amônia, nitrito e nitrogênio orgânico oxidável, através das bactérias nitrificantes
A demanda química de oxigênio além de fazer a medição de matéria orgânica, compostos biodegradáveis e não biodegradáveis, mede, indiretamente elementos com baixo número de oxidação e pelo fato de ser uma oxidação química, na DQO todo o material existente no efluente é oxidado, exceto raros casos como hidrocarbonetos aromáticos e piridina por este motivo os valores da DQO são sempre superiores aos da DBO. No experimento realizado em laboratório para determinar a DQO com o método colorimétrico foi medido 2,5ml da amostra do efluente e transferida para um tudo de ensaio que continha 2ml de dicromato de potássio (K2Cr2O7) e 3,5 ml de ácido sulfúrico (H2SO4) e levada para um reator que faz a digestão da amostra, onde permaneceu por 2 horas à temperatura de 148°C. após esfriar a amostra foi levada para medição no espectrofotômetro e efetua-se a leitura. O resultado da DQO é especificado em mg/L de oxigênio.
A DBO mede-se apenas a fração biodegradável, no experimento feito em laboratório para a determinação de DBO, mediu-se 164 ml da amostra com pH entre 6,8 e 7,2, e adicionado 2 ml de uma solução contendo uma semente (inibidor de nitrificação) que foi hidratada durante 1 hora. A presença de cloretos, nitritos e sulfetos, podem alterar os resultados da DBO, por este motivo a semente é usada. Foi colocado também uma barra magnética, onde dentro da incubadora de DBO essa barra fica agitando a amostra levando o oxigênio para cima, e 3 lentilhas de hidróxido de sódio. Em seguida, acoplou-se o medidor de oxigênio. Assim, levou-se para a incubadora a 20ºC por 5 dias. Durante este período, ocorrerá redução no teor de oxigênio dissolvido da amostra, consumido para satisfazer as reações bioquímicas de decomposição de compostos orgânicos biodegradáveis. Quanto maior for a quantidade de matéria orgânica biodegradável na amostra, maior será o consumo de oxigênio durante os 5 dias de incubação e, portanto, maior será o valor da DBO.
- A determinação de DBO depende de uma série de fatores, tais como: temperatura, agitação, pH, ausência de toxicidade de amostra. Quando estes fatores não são controlados, os resultados obtidos podem ser comprometidos. (0,5 ponto) considerando a faixa de DBO utilizada e o fator da escala Oxitop, determine a demanda bioquímica de oxigênio (DBO5,20) e trace a curva de DBO para o efluente tratado no decorrer dos 5 dias e conclua se a DBO teve um desenvolvimento normal (Gráfico 1).
R: DBO5,20 = 270mg/L. O comportamento esperado é de remoção de pelo menos 60%. No decorrer dos 5 dias apresentou remoção de 66,67%, o que significa um desenvolvimento normal.
[pic 17]
Gráfico 1 – Desenvolvimento da DBO do efluente tratado no decorrer dos 5 dias
R: O comportamento esperado é de remoção de pelo menos 60%. No decorrer dos 5 dias apresentou remoção de 66,67%, o que significa um desenvolvimento normal.
1.4 (0,5 ponto) considerando que a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5,20) do efluente bruto é apresentada no Quadro 6, calcule a eficiência do sistema de tratamento de efluente (equação 1), considerando a DBO do esgoto bruto (entrada) e do esgoto tratado (saída):
...