Tcc Musica
Artigo: Tcc Musica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/3/2015 • 685 Palavras (3 Páginas) • 468 Visualizações
Objetivo geral
Identificar se a musica e um bom recurso para ajudar o professor a facilitar a aprendizagem infantil, pois e nessa etapa da vida que a criança constrói a sua identidade, o professor deve também respeitar as limitações de alunos que não lidam bem com esse tipo de método de aprendizagem.
Objetivos específicos
- Mostrar que a musica contribui para o desenvolvimento da educação infantil.
- indicar aos professores o bom uso da musica.
- Analisar se a musica contribui realmente na educação infantil.
Problema
Quais praticas musicais os professores desenvolvem com seus alunos?
Os alunos lidam bem com a musica em sala de aula?
Os professores alcançam o objetivo deles com os alunos com uso da musica?
Essas questões serão respondidas ao longo do trabalho facilitando o entendimento do tema.
Justificativa
Com analise de anos de discussões sobre a influência da musica na formação infantil, onde as crianças aprendem desde cedo a diferenciar toques , sons e ritmos e movimentos associados a sons, tons graves e agudos, acelerados e lentos, assim auxiliando no desenvolvimento metal, motor psicológico e social em comum a uma simples brincadeira.
Em locais onde as crianças estão em pleno desenvolvimento podendo ser creches, escolinhas nos demais espaços e comum associar diversas músicas infantis de diversos tipos como acalanto, casinha da vovó, ciranda cirandinha, samba lelê, cantigas de roda e inúmeras outras dinamizando as aulas e associado expressões faciais e corporais. Assim com o tempo essas musicas apresentadas as crianças nos primeiros anos continuaram presentes nos anos escolares e também em apresentações festivas e demais situações do dia a dia de cada criança.
Mais não somente a música esta presente para a condição de apenas alegrar festas escolares ou estimular movimentos a fim de desenvolvimento da coordenação motora e gastando as energia do corpo. Não podendo esquecer que a musica tem caráter de fazer a criança a ter caráter educativo, fazendo a criança a compreender variações de ritmos e culturas de diversos ambientes e misturas de raças e demais culturas do nosso imenso pais.
Sendo assim a musicalização atuará como um instrumento de percepção musical não possibilitando que o individuo não tenha uma sensibilidade musical, podendo assim não medir am seu talento musical de cada aluno, onde a instrução maior e fazer com que a musica mostre diferentes culturas, auxiliando na construção e podendo contribuir para o exercício da cidadania.
O modo como as crianças percebem, aprendem e se relacionam com
os sons, no tempo-espaço revelam o modo como percebem ,
aprendem e se relacionam com o mundo quê vem explorando e
descobrindo a cada dia (BRITO, 2003, p. 41).
Sendo assim, a maneira que a música é trabalhada é de extrema importância não podendo tornar este trabalho com a musica algo que privilegie somente a parte técnica ou somente o trabalho pedagógico.
[...] musicalizar é desenvolver os instrumentos de percepção
necessários para que o individuo possa ser sensível à música,
apreende-la recebendo o material sonoro/musical como significativo-
pois nada é significativo no vazio mas apenas quando relacionado e
articulado no quadro das experiências acumuladas, quando
compatível com os esquemas de percepção desenvolvidos
(LOUREIRO apud PENNA, 1999, p. 22).
O termo musicalização, muitas vezes, é usado do ponto de vista do senso comum é o que no mostra Loureiro (1999, p. 22) “ele muitas vezes aparece relacionado às fases iniciais da educação musical voltada para crianças, envolvendo atividades musicais lúdicas”, porém devemos levar em consideração que a música é um construto social, sendo assim, esse processo não acontece somente na escola, pois o individuo está inserido em um contexto social e cultural que influenciará em sua sensibilidade e aprendizagem musical. “Durante o processo de musicalização, a criança desenvolve a capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta ou ouve uma música” (JOLY,2003,p.1’16)
Sendo assim a musicalização pode colaborar muito com o desenvolvimento da criança no processo de ensino e aprendizagem, porque pode ajuda-la a se expressar melhor, assim contribuindo apara diminuir dificuldades, cognitivas, físicas e gerar melhores condições de socialização, buscando assim formar um individuo sensível a fenômenos musicais. Baseadas em pesquisas que o contato com as canções pode diminuir a agressividade nos processos de desenvolvimento da fala e coordenação motora entre inúmeras outras.
...