Teixeira De Freitas
Artigo: Teixeira De Freitas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cink • 11/5/2014 • 1.374 Palavras (6 Páginas) • 344 Visualizações
POVOADO DE TEIXEIRA DE FREITAS
O Povoado de Teixeira de Freitas teve sua origem em conseqüência do grande volume de madeira de lei existente na região, o que proporcionou a formação de casas, criando assim, o povoado, que mais tarde foi denominado São José de Itanhém, por ficar próximo à margem esquerda do rio Itanhém.
Na década de 50, quando ainda havia matas virgens por aqui, chegaram os srs. Hermenegildo Félix de Almeida e Júlio José de Oliveira, iniciando o desmatamento; posteriormente, a firma Eleosíbio Cunha construiu um acampamento coberto de palhas, dando início à extração de madeira. Mais tarde chegaram para fixar residência no dito povoado, os srs. Joel Antunes, Manoel de Etelvina, Aurélio José de Oliveira, Duca Ferreira e a família dos Guerra.
Em 14 de abril de 1958, na capela de São Pedro, foi celebrado o primeiro casamento religioso, sendo o celebrante o Frei Olavo (OFM) e como nubentes, os srs. Aurélio José de Oliveira e D. Izaura Matias de Jesus.
Devido ao bifurcamento das estradas de rodagem Alcobaça e Água Fria, hoje cidade de Medeiros Neto e o povoado de São José de Itanhém ao porto de Santa Luzia, no município de Nova Viçosa, sendo esta a última rodagem de propriedade da firma madeireira Eleosíbio Cunha, o povoado de São José de Itanhém era conhecido popularmente como “Povoado Perna Aberta”, hoje no centro de Teixeira de Freitas, as antigas rodagens estão localizadas na Avenida Marechal Castelo Branco e rua Princesa Isabel, fazendo sua junção na esquina da Casa Barbosa.
Com o grande comércio de madeira de lei, o povoado desenvolveu bastante, provocando a imigração de comerciantes, agricultores e pecuaristas de outras regiões, entre eles, os srs. Hegberto Rabelo Pina e Alcenor Barbosa.
Com a morte do ilustre baiano e estatístico Dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas, o idealiza
dor e organizador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o governo achou por bem prestar-lhe uma homenagem póstuma, tendo os chefes das agências de estatísticas recebido ordens da direção central do IBGE, no sentido de propor junto aos prefeitos de cada município que fosse dado o nome de Teixeira de Freitas a um logradouro. Em 1957, o então chefe das agências de estatísticas de Alcobaça, o sr. Miguel Geraldo Farias Pires, em cumprimento às determinações emanadas da Inspetoria do IBGE na Bahia, oficialmente, solicitou da Prefeitura e Câmara de Alcobaça a homenagem póstuma ao imortal baiano Teixeira de Freitas, dando-lhe o seu nome ao Povoado de São José de Itanhém, o que foi bem aceito pelo Executivo e Legislativo de Alcobaça.
Com a realização do Censo Demográfico de 1970, Teixeira de Freitas contava com uma população de oito mil habitantes.
Implantada a BR 101, o povoado cresceu assustadoramente, tendo em 1980 mais de 40 mil habitantes e se transformando no maior pólo industrial, comercial e habitacional da região.
ORIGEM DO NOME:
O Município de Teixeira de Freitas recebeu esse nome em homenagem ao sr. Mário Augusto Teixeira de Freitas. Este era baiano, licenciado em Direito, professor de Estatística – IBGE, tendo falecido no início do ano de 1957, e por sugestão do sr. Miguel Geraldo Farias Pires, na época, agente de Estatística do Município de Alcobaça, e por sua sugestão à Câmara Municipal de Alcobaça deu o nome do estatístico ao antigo Povoado de São José de Itanhém, Teixeira de Freitas. Nessa época, era prefeito do Município, o sr. Manoel Euclides Medeiros.
POPULAÇÃO
Quando o Município se emancipou, já possuía uma população estimada de 80 mil habitantes, e em 2002, conforme dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE possui uma população de 107.486 habitantes, sendo 98.688 na sede e 8.798 na Zona Rural. O IBGE estima que até o final do ano de 2004 a população atinja 114.208.
Emancipação
Teixeira de Freitas é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada é de 153.385 habitantes numa área de 1.163 km², sendo Teixeira de Freitas a maior cidade do extremo sul baiano, apesar de ser a mais recentemente emancipada (em 1985) em relação aos municípios vizinhos de história centenária, como Caravelas, Alcobaça e Mucuri.6
Prefeito
• Sr. João Bosco Bittencourt
Perfil
Nascido em Campos Altos-MG, mudou-se para Ipatinga - MG com os seus pais para estudar, e mais tarde Campinas - SP. Em Belo Horizonte cursou a faculdade de ciências médicas de Minas Gerais. Na faculdade, participou de movimentos estudantis e da fundação de um núcleo de estudantes petistas. Ainda em Minas Gerais, se candidatou a prefeito pela primeira vez, em 1988, se candidatou a prefeito pela primeira vez, em Vespasiano-MG.
Em 1992, veio passar férias no Extremo Sul da Bahia e descobriu que havia uma grande carência de profissionais na área de cardiologia em toda a região e decidiu mudar-se para cá.
Em Teixeira de Freitas ficou 10 anos apenas como médico, até que alguns dirigentes do Partido dos Trabalhadores descobriram sua história, seu passado político de esquerda e o convocaram para retornar a política. Participou ativamente da Campanha de Lula em 2002, foi candidato a prefeito em 2004 e 2008 candidato a deputado estadual em 2006 e federal em 2010.
Agora, o prefeito trabalha para fazer jus a toda a sua história de luta, trabalhando por uma cidade mais humana e, que cada cidadão sinta-se como uma extensão da própria Prefeitura.
Vereadores
RONALDO CORDEIRO (Ronaldo Baitakão)
Adriano Santos Souza, “Adriano Souza” (PTN)
Domingos Oliveira Donato, “Domingos do Fórum” (PSC)
Adalgiso Rodrigues
...