Teoria Classica
Monografias: Teoria Classica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANACLAUDIAFC • 7/10/2013 • 306 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
Hugo Munsterberg
Munsterberg procurou aplicar instrumentos da psicologia para atingir o objetivo de maior produtividade. Segundo ele, ela poderia aumentar de três maneiras:
Descobrimento de melhor pessoal: procurando o pessoal mais adequado para exercer tal função em base de suas qualidades psicológicas.
Criação do melhor trabalho: criação de condições psicológicas para otimização do trabalho.
Influencia psicológica: para servir de motivação aos funcionários.
Críticas a Teoria Clássica
Abordagem simplificada da organização formal: Refere-se a uma abordagem extremamente simplificada da organização, que segundo os autores clássicos, irá proporciona máxima eficiência.
Ausência de trabalho experimental: Estar relacionada à falta de comprovação científica às afirmações dos autores clássicos. As ideias mais importantes eram consideradas princípios, e os princípios para ser considerada lei, deve conter alto grau de regularidade e consistência.
O extremo racionalismo na concepção da administração: A crítica relaciona a forma como os autores clássicos levam o formalismo de suas proposições a uma análise de administração à superficialidade, à supersimplificação, e a falta de realidade.
Eles se preocupam apenas com a apresentação racional e lógica, deixando de lado a clareza de suas ideias.
Teoria da Maquina: Refere-se às abordagens mecânicas, logica e determinista que levaram os autores clássicos de maneira errada na busca de uma ciência da administração.
Abordagem do sistema fechado: Refere-se às poucas variáveis perfeitamente conhecidas e previsíveis e dos aspectos que podem ser manipulados por meios dos princípios da administração.
Abordagem Incompleta: Trata de uma abordagem simplificada, e incompleta pelo fato de que ela não considera o comportamento humano, ou seja, dando ênfase a organização formal e deixando de lado a informal.
Teoria Clássica e a Enfermagem
A influencia se dá as divisões das tarefas, na burocratização, na hierarquia e na busca pela eficiência. Dentro da enfermagem podemos encontrar os 14 princípios da Teoria Clássica da Administração: divisão do trabalho, autoridade, disciplina, comando, direção, subordinação aos interesses gerais, remuneração, centralização, linha de comando, ordem, equidade, iniciativa, estabilidade, espírito de equipe.
...