Teoria Da Contabilidade
Exames: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2019 • 12/9/2014 • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
As Normas Brasileiras de Contabilidade estabelecem regras de conduta profissional e procedimentos técnicos a serem observados quando a realização dos trabalhos, previsto na Resolução CFC n° 560/83 de 28/10/1983, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
As normas classificam-se em Profissionais e Técnicas, sendo enumeradas seqüencialmente.
NORMAS CONTÁBEIS
Normas contábeis são regras, ou guia de orientação admitida em um país como as mais adequadas para ordenar, disciplinar e elaborar os registros e as demonstrações contábeis. Elas se subordinam aos Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Essas normas são convencionais e podem ser modificadas segundo as circunstâncias. Elas são dinâmicas e estabelecidas por doutrinadores ou por profissionais e se modificam de acordo com a evolução das atividades econômicas e empresariais de cada país.
2.1 As Normas Profissionais
As Normas Profissionais estabelecem regras do exercício Profissional, se caracterizando pelo prefixo NBC P.
2.1.1 Estrutura das Normas Profissionais
Art 6° - Estrutura das Normas profissionais:
NBC P 1 – Normas Profissionais de Auditor Independente
Normas Profissionais de Auditor Independente estabelecem as condições de competência técnico profissional, de independência e de responsabilidade na execução dos trabalhos, de fixação de honorários, de guarda de documentação e sigilo, e de utilização do trabalho do auditor interno e de especialistas de outras áreas.
NBC P 2 – Normas Profissionais de Perito Contábil
Normas Profissionais de Perito Contábil, estabelecem as condições de competência técnico profissional, de independência e de responsabilidade na execução dos trabalhos, de impedimentos, de recusa de trabalho, de fixação de honorários, de sigilo e utilização de trabalho de especialistas.
NBC P 3 – Normas Profissionais de Auditor Interno
Normas Profissionais de Auditor Interno estabelecem as condições de competência técnico profissional, de independência e de responsabilidade na execução dos trabalhos, da guarda de documentação e sigilo, de cooperação com o auditor independente e utilização do trabalho de especialistas.
As Normas técnicas
As normas Técnicas estabelecem conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de contabilidade, caracterizando-se pelo prefixo NBCT.
Estrutura das Normas Técnicas
Art 7° Estrutura das Normas Técnicas
NBC T 1 – Das características da Informação Contábil
NBC T 2 – Da Escrituração Contábil
NBC T 3 – Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis.
NBC T 4 – Da Avaliação Patrimonial
NBC T 5 – Da Correção Monetária
NBC T 6 – Da Divulgação
Conteúdo das Normas Técnicas
NBC T 1 – Das Características da Informação Contábil Compreende a informação que deve estar contida nas Demonstrações Contábeis e outras peças destinadas aos usuários da contabilidade, devendo ter, dentre outras, as características da compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
NBC T 2 – Da Escrituração Contábil, trata da execução dos registros permanentes da Entidade e de suas formalidades.
As normas da escrituração contábil abrangem os seguintes subitens, a saber:
a) Das Formalidades da Escrituração Contábil, que fixa as bases e os critérios a serem observados nos registros.
b) Da Documentação que compreende as normas que regem os documentos, livros, papeis, registros e outras peças que originam e validam a escrituração contábil.
c) Da Temporalidade dos Documentos, que estabelecem os prazos que a Entidade deve manter os documentos comprobatórios em seus arquivos.
d) Da Retificação de lançamentos, que estabelece a conceituação e a identificação das formas de retificação.
e) Das Contas de Compensação, que fixa a obrigação de registrar os fatos relevantes, cujos efeitos possam se traduzir em modificações futuras no patrimônio da Entidade.
f) Da Escrituração Contábil das filiais, que estabelece conceitos e regras a serem adotados pela Entidade para o registro das transações realizadas pelas filiais.
g) Do Balancete, que fixa conceitos e regras, sobre o conteúdo, finalidade e periodicidade de levantamento do balancete, bem como da responsabilidade do profissional, mormente quando aquele é usado para fins externos.
NBC T 3 – Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis, estabelece os conceitos
...