Teoria Da Personalidade Carl Rogers
Casos: Teoria Da Personalidade Carl Rogers. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cezar01 • 24/11/2013 • 621 Palavras (3 Páginas) • 2.237 Visualizações
Carl Rogers
Teoria da personalidade:
Aceitar-se a si mesmo é um pré-requisito para uma aceitação mais fácil e genuína dos outros.
Uma premissa fundamental da teoria de Carl Rogers é o pressuposto de que as pessoas usam sua experiência para se definir. Em seu principal trabalho teórico de 1959, Rogers define uma serie de conceitos a partir dos quais delineia teorias da personalidade e modelos de terapia, mudanças da personalidade e relações interpessoais. O conhecimento objetivo e uma forma de testar hipóteses, especulações e conjunturas em relação a sistemas de referencias externa.
O Conhecimento
O conhecimento objetivo é uma forma de testar hipóteses, especulações e conjecturas em relação a sistemas de referência externos. Em Psicologia, os pontos de referência podem incluir observações do comportamento, resultados de testes, questionários ou julgamentos de outros psicólogos.
O Campo da Experiência
Há um campo de experiência único para cada indivíduo. Este campo de experiência ou "campo fenomenal" contém tudo o que se passa no organismo em qualquer momento, e que está potencialmente disponível à consciência. Inclui eventos, percepções, sensações e impactos dos quais a pessoa não toma consciência, mas poderia tomar se focalizasse a atenção nesses estímulos. É um mundo privativo e pessoal que pode ou não corresponder à realidade objetiva.
Self ou Auto-Conceito: é um autoconhecimento adquirido a partir de experiências passadas, presentes e futuras. É uma estrutura inacabada de um indivíduo que busca se reconhecer. Totalidade da personalidade em constante redefinição. Este auto-conceito pode ser equivocado (visão distorcida de si mesmo). Quando a imagem do Self se distancia daquilo que se sente e da maneira como o individuo se comporta (não é compatível) trata-se de um obstáculo ao crescimento (neurose).
Self Integral: indivíduo que está consciente do seu self
Self Ideal: aquilo que gostaria de ser (ideliazação)
-Tendência à auto-realização: processo presente em todos os seres vivos, tendência ao crescimento e que leva o indivíduo à maior congruência (ter uma visão mais realista de si mesmo).
-Congruência: grau de exatidão entre: Experiência , Comunicação , Consciência.
Aquilo que sinto, que percebo e que tenho consciência (como me comporto)
Consideração Incondicional: (repressão social) gera a incongruência
Os indivíduos podem se tornar incongruentes porque não se expressam:
por razões/ exigências sociais
por processos inconscientes de falta de percepção (mecanismo de defesa)
-Organismo: conjunto de experiências do mundo subjetivo (totalidade do indivíduo e sua personalidade).
-Subcepção: percepção que o indivíduo utiliza-se como defesa para "eliminar" um sentimento na eminência de se tornar consciente. Assemelha-se
...