Teoria De Administração II
Pesquisas Acadêmicas: Teoria De Administração II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleogomes17 • 9/2/2015 • 498 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Questão 1: Sobre a Administração Quantitativa, diga quais foram os principais motivadores para o seu surgimento. (1 ponto) As principais técnicas (1 ponto). A maior contribuição destas técnicas para a área da administração e empresas. (1 ponto)
Surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Os militares precisavam resolver os problemas da defesa e das logísticas, então os planejadores usaram as técnicas matemáticas para solucionar os problemas.
As principais técnicas são a Teoria Estatísticas da Decisão, Programação linear, Teorias das Filas, Teorias dos Grafos, Teorias dos Jogos, Simulação e previsão e Análise do ponto de equilíbrio.
A maior contribuição da Administração Quantitativa foi de auxiliar o administrador a tomar decisões pelo desenvolvimento formal de modelos matemáticos do problema.
Questão 2: Em que se baseiam as teorias gerenciais X e Y? (1 ponto) A que estilos de liderança podem ser remetidas? (1 ponto)
As teorias X e Y se baseiam nos comportamentos humanos quando são influenciadas de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho. São dois estilos de lideranças podem ser remetidas na teoria X e teoria Y, respectivamente, autocracia (O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo.) e a democracia (O líder conduz e orienta o grupo incentivando a participação democrática das pessoas.).
Questão 3:Explique a diferença existente entre a Escola Sistêmica e as demais escolas (1,0 ponto). Defina Sistemas Abertos e fechados a luz da Administração Sistêmica (1,0 pontos). Explique e exemplifique os conceitos de Equifinalidade e Sinergia (1,0 ponto).
A Escola Sistêmica é baseada numa abordagem cientifica e voltada para os detalhes da organização, enquanto as escolas anteriores estavam preocupadas em explicar e dominar os elementos internos de uma organização.
Sistemas abertos: são organizações dependentes de insumos que provêm do mundo externo(matérias-primas); sistemas fechados: são aqueles que não interagem com o meio ambiente externo.
Equifinalidade: é o mesmo que existir diversos caminhos que chegam no mesmo resultado. A equifinalidade do sistema significa que um certo estado final pode ser atingido de muitas maneiras e de vários pontos de partida diferentes;
Sinergia: é quando o todo é maior que a soma das partes. Ex.: Quando arrumados em padrões e colados os tijolos uns aos outros, eles formam enormes de variedades de estruturas. Assim também é a sinergia na administração, é a soma de todos os integrantes.
Questão 4: Explique o ciclo PDCA de Deming e exemplifique no âmbito da administração pública um caso de aplicação desta ferramenta (1 ponto)
O PDCA visa controlar e melhorar os processos, e no final a qualidade total seja alcançada. Onde eu trabalho, PMERJ, há a aplicação do PDCA. Desde 2009 começou a aplicação de metas na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. Onde houve um planejamento, em seguida foi derrubado o que era antigo. Foi implantado os números das metas para ser atingido e finalmente onde os números não era alcançados, faz uma análise para a melhoria.
Questão 5: Quais são os fatores que interferem e podem ser classificados como resistentes
...