Teoria Sociologica Classica
Artigo: Teoria Sociologica Classica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edilene2014 • 7/3/2014 • 328 Palavras (2 Páginas) • 743 Visualizações
PENSAMANTOS SOBRE RELIÃO PARA: MARX, DURKHEIM E WEBER
MARX
A religião entra em cada individuo como uma forma de amenizar seu sofrimento, como intermediaria para sanar todas as dificuldades encontradas em cada individuo. A religião nada mais é do que a proibição do ser do homem no mundo ilusório, com ela o homem alimenta-se; A religião faz o sujeito purificado alcançando Deus sobre as nuvens e deixe dar se em conta que o céu esta sobre a terra, Marx admite que a religião é uma ilusão. Segundo Marx a religião nasce da convivência social e política perturbada dos homens, Marx chega à conclusão que a religião aliena o homem e ele precisa se desprender da mesma.
ÉMILE DURKHEIM
Durkheim tem um interesse pela religião por que ela articula rituais e símbolos que tem o efeito de criar entre indivíduos afinidades sentimentais que constituem a base de classificações e representações coletivas.
As cerimônias religiosas cumprem um papel importante ao colocarem a coletividade em movimento para sua celebração: elas aproximam os indivíduos multiplicam os contatos entre eles, torna-nos mais íntimos e por isso mesmo, o conteúdo das consciências mudas.
Ao tomar como objeto a religião, Durkheim tenta estabelecer que ela não suponha necessariamente a crença num Deus transcendente. Ela é antes de tudo "um sistema de crenças e de praticas" que vemos em ação tanto nas sociedades modernas quanto nas primitivas.
MAX WEBER
Weber acredita que a sociologia da religião deve ser buscada nas implicações de sua definição como instancia de racionalização: teórica, substantiva e formal.
Para Weber a religião, longe de estar referida a continuidade da racionalidade prática (Marx), enquanto racionalidade teórica e substantiva introduz de forma consistente um conteúdo ético que, tem o potencial para romper efetivamente, os modos de vidas e atitudes tradicionais.
Weber definiu a religião como um sistema estruturado de símbolos pelos quais grupos humanos formulam a ultima razão de ser da vida e do mundo em que vivem e ao redor de que se organizam certa unidade com progressiva especialização de papéis.
...