Teoria da Contabilidade
Seminário: Teoria da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rdrusso • 30/9/2014 • Seminário • 217 Palavras (1 Páginas) • 189 Visualizações
Objetivo:
Analisar o impacto que o impairment,, instituto que trata da redução ao valor recuperável de ativos (CPC-01/07), pode causar em alguns indicadores e se esse procedimento pode vir a ser uma estratégia com vistas a melhorar os indicadores das empresas.
Apresentar um caso real que demonstra o impacto do impairment.
Teoria Contábil com mais de dois séculos (Martins:2008);
1999 - IAS 36 (Impairment of Assets)
No Brasil, aproximadamente em 2007 introduzido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), publicação da Lei 11.638/07, reconhecimento emitido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
Impairment = Deterioração – tradução literal
Segundo Silva:2006, impairment é o instrumento utilizado para adequar o ativo a sua real capacidade de retorno econômico.
Aplicado em ativos fixos (ativo imobilizado), ativos de vida útil indefinida (goodwill), ativos disponíveis para venda e investimentos em operações descontinuadas.
Externos - redução do valor de mercado de um ativo; significante mudança no ambiente tecnológico ou no mercado; relevante aumento das taxas de juros, levando a redução no retorno sobre o investimento e quando o valor contábil do patrimônio supera o valor de suas ações no mercado.
Internos- obsolescência evidente em ativos e ou danos físicos; planejamento de descontinuação ou reestruturação de um ativo e ainda desempenho econômico de um ativo menor que a expectativa indicada em relatórios internos
...