Toyota Motor Company
Projeto de pesquisa: Toyota Motor Company. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielmoraes95 • 7/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.255 Palavras (6 Páginas) • 328 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
Gabriel de P. Moraes RA: 9911156833
Henrique T. Sampaio RA: 9899535699
Douglas O. Matos RA: 1299104664
Ronan C. Fermiano RA: 9910174223
Luiz de A. Dias RA: 1299103879
KABAN
Santo André
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
KABAN
Projeto apresentado Gabriel de P. Moraes, Luiz A. Dias, Douglas O. Matos Henrique T. Sampaio, Ronan C. Fermino para cumprimento da Disciplina
ProInter do Curso de Mecatrônica
da Universidade Anhanguera de São Paulo,
Professor – Valmir Gonçalves Carriço.
Conceito: _________________________________
_________________________________________
Assinatura do Professor Orientador
Santo André
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 03
2 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ............................................................ 04
1. Kanban eletrônico........................................................................................04
2. Funcionamento do sistema Kanban.............................................................05
3. Beneficios do Kanban físico........................................................................06
4. Pontos positos do Kanban físico.................................................................06
5. Pontos negativos do Kanban físico.............................................................06
3 CONCLUSÃO ................................................................................................. 07
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................ 08
3
INTRODUÇÃO – Sistema Kaban
Kaban, foi desenvolvido na Toyota Motor Company, ficou conhecido dentro do Sistema Toyota de Produção, como um sistema de combate ao desperdício. É um dos sistemas mais usados no japão e no mundo e tambem um dos mais eficientes e curiosos. Kaban é para quem gosta de organizaçao e deseja aplicar este metodo em sua empresa, para agilizar processos e combater o desperdicio do dia-a-dia nas empresas. Ao longo do texto iremos ver o pontos negativos e positivos do sistema Kaban.
4
KANBAN
O sistema “kanban” foi desenvolvido na Toyota Motor Company por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda e ficou conhecido dentro do Sistema Toyota de Produção, como um sistema de combate ao desperdício.
O kanban é um método de autorização da produção e movimentação do material no sistema JIT. Na língua japonesa a palavra kanban significa um marcador (cartão, sinal, placa ou outro dispositivo) usado para controlar a ordem dos trabalhos em um processo sequencial. O kanban é um subsistema do JIT. Os dois termos não são sinônimos (MARTINS, LAUGENI).
O objetivo do sistema é assinalar a necessidade de mais material e assegurar que tais peças sejam produzidas e entregues a tempo de garantir a fabricação ou montagem subsequentes. Isso é obtido puxando-se as partes na direção da linha de montagem final (MARTINS, LAUGENI).
Somente a linha de montagem final recebe o programa de expedição, que deve ser aproximadamente o mesmo todos os dias. Todos os outros operadores de máquinas e fornecedores recebem as ordens de fabricação, que são os cartões kanban, dos postos de trabalho subsequentes. Se a produção parar, qualquer que seja o motivo, por certo tempo, o posto parado não mais enviará cartões kanban para o posto que o precede, e este também acabará parando tão logo complete o que estava sendo produzido, e assim sucessivamente (MARTINS, LAUGENI).
O sistema funciona com a colocação de um kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido,
...