Harley Davidson Motor Company
Por: Raquel Machado • 25/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.178 Palavras (13 Páginas) • 532 Visualizações
Harley-Davidson Motor Company
RESUMO
Este estudo tem como principal objetivo desenvolver um Plano de Marketing para a empresa Harley-Davidson Motor Company, no Rio Grande do Sul, que é representada pelo Grupo Iesa. Será feito um estudo sobre a história da marca e de como seu Marketing vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, bem como uma pesquisa com o setor de Marketing da loja em Porto Alegre, utilizando como base uma Prática de Pesquisa Documental.
Palavras-chave: Plano de Marketing. Pesquisa documental. Estudo. Comunicação Integrada.
1 INTRODUÇÃO
A empresa Harley-Davidson Motor Company foi fundada no ano de 1903 em Milwaukee, Wisconsin, EUA, e, desde então, reúne milhões de seguidores fiéis ao redor do globo. Para o marketing, a empresa tem como base o sentimento de liberdade através de viagens e passeios com motocicletas e quebra de regras e fuga do trivial.
Nesse artigo, será feito um estudo completo sobre a história da empresa analisando a evolução da marca, dos produtos e, principalmente, do Marketing, identificando os erros e acertos.
O estudo será feito através de pesquisas teóricas, em livros, revistas e bancos de dados digitais, bem como uma entrevista com o setor de Marketing do estado do Rio Grande do Sul, onde a marca vem sendo representada pelo Grupo Iesa.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao longo de cento e treze anos de história, a fabricante de motocicletas Harley-Davidson Motor Company conquistou milhões de fiéis seguidores e se estabeleceu como a marca de motocicletas mais famosa do mundo, bem como o símbolo do Sonho Americano e um ícone da liberdade, fatos constantemente ressaltados pela empresa. Mas isso não aconteceu de maneira fácil e rápida para a marca, que já foi apelidada de Hardley (trocadilho com o nome e a palavra em inglês hard, que significa difícil ou duro) e que até já foi vendida em época de crise.
Surgida em uma época em que as motocicletas não passavam de bicicletas com motores fracos e pouco conforto, a Harley-Davidson tinha como diferencial o Marketing e a Publicidade de seus produtos, o que alavancou as vendas e espalhou a marca por todo o mundo. E esse Marketing evoluiu junto com a marca, acompanhando e se adaptando a tendências. No inicio do século passado, casais recatados procuravam um meio divertido de passearem juntos e amigos queriam chegar mais rápido ao local de pesca. Hoje, homens e mulheres procuram a liberdade no controle de uma motocicleta Harley-Davidson.
2.1 HISTÓRIA DA MARCA
Os jovens William Harley e Arthur Davidson eram de Milwaukee, no Wisconsin, amigos de infância e tinham como hobby a pescaria. Ambos trabalhavam para fábricas automotivas, sendo Harley um desenhista de projetos e Davidson um
escultor de moldes de peças mecânicas. Então, durante uma conversa sobre como agilizar suas idas e voltas ao rio onde pescavam, tiveram a ideia de adaptar um motor em um quadro de bicicleta.
Durante alguns anos, os jovens montaram inúmeros motores, mas nenhum funcionou realmente bem. Mas os rapazes não desistiram do seu projeto. Então, pediram ajuda ao irmão mais velho de Arthur, Walter, que era mecânico. Walter Davidson assumiu o projeto e no Outubro de 1903 o trio estava com sua primeira motocicleta pronta.
2.2 HISTÓRIA DO MARKETING DA MARCA
Com uma pequena linha de produção, a Harley-Davidson Motor Company já vendia diversas motos e era famosa na cidade de Milwaukee. A motocicleta dos jovens William e Arthur era considerada confortável e rápida, em comparação as outras marcas. Homens e mulheres de todas as idades compravam as motocicletas para se deslocar de forma mais ágil e divertida. Mas a publicidade da empresa precisava ser feita da maneira correta, para conquistar mais clientes e fidelizá-los.
2.2.1 Enduros e corridas
Para promover a marca, Walter Davidson pilotou uma Harley-Davidson em um tradicional enduro (longas corridas disputadas em estradas irregulares, onde os pilotos deviam percorrer o percurso no menor tempo possível e cruzar a linha de chegada com suas motocicletas no melhor estado possível) e sua motocicleta não só venceu, como foi a única a não parar para manutenção. O interesse pelas motocicletas Harley-Davidson aumentou.
Com o resultado positivo da primeira participação em um enduro, a Harley-Davidson formou uma equipe para corridas e a mesma foi batizada de HOG (suíno, em inglês), em homenagem à mascote, que era um porco, e que também servia de
sigla para Harley Owners Group (Grupo de Proprietários de Harley). Os resultados continuaram sendo extremamente positivos e, então, a Harley-Davidson ganhou fama e suas vendas aumentaram rapidamente, resultando em mais motos produzidas.
2.2.2 A serviço do governo
Com uma equipe de corrida diversas vezes vitoriosa e clientes fiéis, as motocicletas da Harley-Davidson já se espalhavam pelos Estados Unidos e eram produzidas com mais conforto e potência a cada ano. Foi então que os jovens garotos de Milwaukee receberam uma grande encomenda do exército do país. O governo precisava de motos potentes e confiáveis para perseguir o revolucionário mexicano e inimigo dos Estados Unidos da América, Pancho Villa.
Já aprovada pelo governo, a Harley-Davidson Motor Company cessou sua produção para civis e produziu exclusivamente para o governo, em decorrência da Primeira Guerra Mundial. As motos produzidas para o exército eram especiais e contavam com sidecars (carro atrelado ao lado da motocicleta que pode levar carga ou um passageiro) e coldres.
Com efeito, o primeiro soldado americano a entrar em território alemão estava pilotando uma Harley-Davidson e a foto do momento se espalhou pelo mundo inteiro. Com motos em todos os estados norte-americanos e em boa parte da Europa, a empresa já chegara a um patamar nunca almejado.
Os soldados que tinham utilizado motocicletas Harley-Davidson durante a guerra podiam ficar com as motos. E esses soldados queriam aproveitar a vida que a guerra não lhes tirou, então, juntaram-se em grupos de motociclistas e viajaram por todos os Estados Unidos da América. Alguns modificavam suas motos a seu gosto, mas ainda eram motocicletas Harley-Davidson.
Com o fim da Segunda Guerra, a Harley-Davidson Motor Company voltou a produzir motos para civis e agora contavam com a publicidade praticada pelos grupos de motoqueiros. E a marca estava espalhada pelo mundo.
...